Covid-19
Em reunião ocorrida na tarde deste domingo (17) entre o prefeito de Tucuruí, Artur Brito, demais gestores da Região do Lago, representantes do Ministério Público Estadual (MP) e membros do Comitê de Crise de Situação Emergencial, ficou decido, que os municípios do entorno do Lago adotarão o bloqueio total (lockdown), como medida mais rígida para conter a proliferação do Coronavírus (Covid-19) na região.
A proposta foi dada pelo prefeito Artur Brito e teve o apoio dos prefeitos de Goianésia do Pará, José Ribamar; Novo Repartimento, Deusivaldo Pimentel; Jacundá, Ismael Barbosa; e de Breu Branco, Francisco Garcês. Um documento com a assinatura dos prefeitos da Região do Lago de Tucuruí foi encaminhado ao Governador do Estado do Pará, Helder Baralho, solicitando que seja estendido à região, o Decreto Estadual N 729, de 2020, que versa sobre o lockdown.
Para a decisão, vários pontos foram colocados durante a reunião, que ocorreu por videoconferência. Um deles foi o aumento do número de casos e óbitos, que cresceram de forma assustadora nos últimos dias, nos municípios do Lago .
Em Tucuruí, o último boletim epidemiológico, divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, a cidade contabiliza um total de 161 casos positivos, (somados os resultados do Laboratório Central do Pará (Lacen) e testes rápidos), e 25 óbitos.
Outro ponto ressaltado foi um possível colapso na saúde, em função da probabilidade do aumento dos casos e a insuficiência de leitos no Hospital Regional de Tucuruí, responsável por atender toda a população do Lago.
“Precisamos adotar o lockdown para frearmos a disseminação do vírus e conscientizar a população sobre a importância do isolamento social. Nesse momento, a nossa única preocupação é com a saúde dos moradores de Tucuruí, não podemos mais perder vidas”, disse o Prefeito de Tucuruí Artur Brito.
O prefeito ainda destacou a preocupação com o comércio local “Sei que muitas famílias já estão e serão abaladas, mas não temos alternativa, diante da realidade que o Coronavírus nos colocou”, completou.