Coronavírus no Pará

Paciente recuperado da covid-19 recebe alta no hospital regional do Marajó

Internado há 14 dias no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, Francisco Ney Balieiro Nobre, 45 anos, teve alta hospitalar na tarde desta segunda-feira, 18. Ele deu entrada no hospital no último dia 5, com covid-19, em estado grave. Mas hoje ele retornou para casa ao lado de seus familiares, que vieram buscá-lo. Ele deu adeus à equipe do HRPM sob aplausos e desejos de felicidades na nova fase de sua vida.

Ele foi recebido por sua irmã, Maria Nobre, que não escondia a emoção do momento. “Estou muito feliz por este grande milagre. Meu irmão entrou aqui muito mal. Foram 14 dias e hoje tivemos essa grande vitória. Graças a Deus ele está saindo vivo e com saúde. Agradeço a equipe, que Deus abençoe todos e que nos livre dessa doença perigosa. Não tenho palavras para agradecer”.

Maria Nobre, irmã de Francisco Ney Balieiro Nobre, 45 anos, que teve alta hospitalar na tarde desta segunda-feira, 18.

Tomado pela emoção e ainda sob os efeitos de 14 dias de luta contra a covid-19, Francisco Ney foi sucinto ao agradecer todo atendimento recebido. “Quero agradecer a Deus e à equipe do hospital que me tratou muito bem. Fiquem em casa porque eu passei muito mal, mesmo”.

Segundo as fisioterapeutas do HRPM, Monizze Carleto e Maitê Azevedo, o usuário permaneceu internado e recebeu os cuidados da equipe multiprofissional que trabalhou incansavelmente durante toda a sua internação para que o mesmo não fosse intubado, já que era um paciente com fatores de risco, onde teve sua assistência em leito com cápsula de ventilação não invasiva.

“Devido à gravidade do quadro, agora ele vai começar a reabilitação fora do hospital. O paciente foi devidamente orientado sobre os cuidados em domicílio, e quando tiver apto, retornará para dar continuidade com a reabilitação cardiopulmonar com a equipe de Fisioterapia do Ambulatório”, explicou Carleto.

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), é um dos 11 hospitais estaduais de referência ao combate do Coronavirus/Covid-19 para assistência aos casos graves/críticos da Região marajoara (Marajó I e II), composta pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, Soure, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Muaná, Ponta de Pedra, Afuá, Chaves, São Sebastião. Todos os pacientes são encaminhados via Regulação.

Sem esconder a satisfação da notícia de alta hospitalar do paciente, para a diretora executiva do HRPM, a administradora hospitalar Rejane Gomes, a recuperação de pacientes após enfrentar a pandemia do novo Coronavirus (COVID-19), é sempre motivo de felicidade e celebração nos corredores de hospitais do mundo inteiro.

“E em Breves, no Hospital Regional,  mesmo com a demanda de casos gravíssimos que temos recebido nos últimos dias, a alta médica desses pacientes graves e em estado crítico, cuja condição muda rapidamente, também já é uma realidade graças ao trabalho incansável de toda equipe multidisciplinar e de apoio do HRPM, que  não mede esforços para oferecer todo suporte clínico e monitoramento necessários aos nossos usuários”, destacou a gestora ao agradecer cada colaborador e parabenizar a vitória de Francisco Ney.

Estrutura - atualmente, a gestão do HRPM dispõe de uma equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19 em estado grave, que é composta por 27 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

Para atendimento exclusivo de COVID-19, com as devidas adaptações necessárias (espaço físico e equipe), foram remanejados 4 leitos de UTI, e 2 leitos clínicos essencialmente para retaguarda de alta dos leitos de UTI, totalizando 06 leitos no isolamento.

Serviço: O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade, e é referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.


Tags

Breves Coronavírus HRPM Marajó