DIA DO PEDAGOGO

Transmissão de conhecimento e desafios em meio à pandemia

Nesta quarta-feira, 20, é celebrado o Dia do Pedagogo, instituído pela Lei 13.083/2015, para afirmar a importância deste profissional da educação. Para festejar o dia, o pedagogo Jorge Vieira, 47, compartilha histórias da sua trajetória na rede municipal, em especial, suas ações durante a pandemia do novo Coronavírus.

Há cinco anos Jorge leciona para turmas de 1º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Palmira de Oliveira Gabriel, na Pedreira. Ele lembra que a afinidade com a profissão começou ainda novo, pois sua mãe era dona de escola e ele sempre auxiliava os professores. Os anos se passaram, ele se formou pedagogo.

"Trouxe para a rede pública tudo aquilo que acredito como escola de qualidade. Quando entrei na rede, participei do projeto Educação na Idade Certa, que me permitiu reorganizar as metodologias de ensino com a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC)", lembra.

Reinventando - Angustiado por ver seus alunos sem o ensino e aprendizagem em sala de aula durante este período de pandemia, o professor teve a ideia de criar um canal no YouTube para produzir aulas com o mesmo conteúdo didático trabalhado na escola. “Isso facilitou muito o meu trabalho, pois o celular é uma tecnologia acessível para praticamente 90% dos pais e ajudou a diminuir a distância e a falta que a escola faz no dia a dia das crianças”, explica.

“Não são apenas videoaulas enviadas por WhatsApp. É uma intenção educativa, que a partir do mundo virtual, está um mundo real com a construção dessas atividades", ressalta Jorge.

Complemento educacional – Desde a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, a cada 15 dias os pais dos alunos recebem kits pedagógicos com várias atividades. O material é entregue juntamente com os kits da merenda escolar.

Programa Educa Belém

Dante do engajamento que tem em sala de aula, Jorge foi convidado para participar do Programa “Educa Belém - Aprendendo em Casa”, lançado no último dia 14 de maio, pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), para atender alunos que não tem acesso à internet. 

As aulas também podem ser revistas no Youtube, pelo canal: SEMECDIED NA TEVÊ. “Essa parceria com a orientação da professora Karina Bordalo, me ajudou a elaborar uma aula audiovisual com as ferramentas tecnológicas que são capazes de prender a atenção dos alunos, e de interagir com ela como se fosse realmente uma sala de aula”, afirma Jorge.

Interação com alunos - Por meio do aplicativo de mensagem, o professor Jorge fez o convite para os alunos enviarem vídeos com comentários e dúvidas sobre as atividades para que ele respondesse durante as aulas no programa. A ideia alcançou, inclusive, alunos de outras escolas da rede. “Meu filho já mandou vídeo para o programa. Ele está muito feliz com as aulas do professor Jorge. E me ajuda a afastá-lo dos jogos online. Percebo que agora ele está mais entusiasmado com os estudos”, revela a auxiliar operacional Maria de Nazaré Cardoso, mãe do pequeno Thierry Lopes, seis anos, aluno da Escola Municipal Professora Palmira de Oliveira Gabriel.

Maria também se diz satisfeita com as atividades entregues na escola. “Parabéns à prefeitura e aos profissionais da educação envolvidos no programa. No momento que estamos passando, este foi o melhor projeto que a prefeitura poderia proporcionar para as nossas crianças”, elogiou.

O encarregado de obras, Jarlison Alves Eufásio, pai da Lia Myrella, seis anos, reforça que é o momento dos pais se reinventarem também. “A participação da minha filha foi espontânea. O professor lançou a proposta e eu aceitei. Vi que temos que nos reinventar diante da situação. Instruir nossos filhos a se adaptar a essas inovações. Ela (Lia) está super animada com as atividades e de aparecer na tv. O programa é de suma importância”.

"Parabenizo o professor Jorge Vieira pela atenção com nossos filhos. Um professor muito competente. Espero que depois da pandemia continue com o programa", reforçou Jarlison.

De professor para professor, Jorge deixa uma mensagem pelo dia, aos colegas: “Parabenizo todos os pedagogos que têm a missão de construir um mundo melhor, que todos os dias nos doamos às crianças da nossa sociedade fazendo a diferença”.
 

Tags

Coronavírus semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder