Educação
(Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscraveram para o exame.
Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.
Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, mencionou um possível adiamento do Enem, pelas redes sociais. Em sua conta no Twitter, ele informou que a decisão ocorre “diante dos recentes acontecimentos no Congresso” e após conversas com líderes do centrão.
A Câmara dos Deputados está pautada para votar hoje requerimento de urgência para a votação do projeto de lei (PL) 2623/2020, que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus, mas com o adiamento anunciado pelo próprio MEC, há a possibilidade de a pauta ser derrubada.
Justiça
A realização do Enem também foi alvo de questionamentos judiciais. Nesta segunda-feira (18) a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região pedindo que a decisão de manter o exame durante a pandemia do novo coronavírus seja revista.
Em abril, o órgão conseguiu uma liminar favorável ao adiamento das datas da prova, mas a medida foi derrubada pelo desembargador Antônio Cedenho atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).
Tags
Educação Enem 2020
Relacionadas
-
Formação profissional
Fundação Bunge lança “De Grão em Pão” no Pará
A Fundação Bunge anuncia a chegada a Belém (PA) do “De Grão em Pão”, seu projeto voltado à formação profissional gratuita em panificação e confeitaria. Com inscrições abertas até 22 de junho, a inicia... -
Abaetetuba
Experiências práticas fortalecem a formação médica na Amazônia
Enquanto muitos estudantes de Medicina passam a maior parte da graduação em hospitais e unidades de saúde, a acadêmica Mayara Vilhena Maués, do quinto período de Medicina da Afya Abaetetuba, teve a op... -
Qualificação profissional
Faculdade Serra Dourada chega a Canaã dos Carajás com cursos presenciais e semipresenciais
A implantação da unidade acompanha o crescimento econômico local e a demanda crescente por qualificação profissional, impulsionada principalmente pela expansão industrial e pelo desenvolvimento region... -
Atendimentos
Instituição de educação médica abre 240 vagas para exame gratuito de tireoide neste mês de maio
A Afya Educação Médica em Belém está com 240 vagas abertas para a realização gratuita de ultrassonografia da tireoide, incluindo o exame com doppler. Os atendimentos serão realizados nos dias 15, 16,... -
MegavestibularAnitta e Juliette apresentam a nova companha de graduação com preço único da Estácio
-
ExcelênciaUNAMA Castanhal obtém nota máxima do MEC em Psicologia
-
Encerramento do semestreEspetáculo musical da ETI Almirante Tamandaré leva espectadores à gargalhadas