COMBATE À COVID-19

Guarda Municipal divulga balanço de ações realizadas na capital

Desde a vigência do decreto de lockdown em Belém, no dia 7 de maio, a Guarda Municipal de Belém vem atuando diariamente em ações conjuntas com outras forças de segurança do Estado na realização de barreiras de trânsito nas principais ruas de Belém. A ação tem o objetivo de cumprir as medidas do decreto que tem a finalidade de conter o avanço do novo Coronavírus na cidade.

Três barreiras fixas integradas que funcionam em dois horários, pela parte da manhã de 7 às 10 horas e, pela tarde de 17 às 19 horas e, mais duas barreiras volantes que funcionam sem horário estabelecido, são montadas todos os dias nas principais ruas de Belém e contam com um efetivo de 30 homens dos Grupamentos Operacional e Tático, fazendo o controle de fluxo de veículos.

Nas barreiras montadas o condutor do veículo particular ou os passageiros do transporte público são abordados e precisam comprovar que trabalham em atividades essenciais ou que estão a caminho de supermercados ou farmácias, por exemplo. ”Os guardas orientam a população sobre as medidas previstas no decreto, informando em que situações a pessoa pode sair de casa. Também é verificado se a pessoa está usando a máscara de proteção individual e com os documentos exigidos para circular pela cidade. Quem não apresenta comprovação é notificado e orientado a voltar para casa”, explicou Guilherme Freitas, Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém.

Nesta quarta-feira, 20, a Divisão de Operações da GMB divulgou o balanço parcial das notificações (multas) aplicadas nas barreiras no período do dia 10 de maio até o dia 20 de maio. Os dados registraram que durante 10 dias de ação, mais de 8 mil pessoas foram abordadas e, destas, foram geradas 384 multas pelo descumprimento das medidas do decreto.

Os dados apontam ainda que a barreira da avenida Júlio César, no bairro da Sacramente e a barreira da avenida Almirante Barroso, no Souza, apresentam um maior número de notificações, que são de 95 e 90, respectivamente. Os dias com maior número de multas aplicadas pela GMB foram os dias 15, com 44 multas; 17 com 64 notificações e hoje, dia 20, com 47 multas registradas até às 17 horas.

O Inspetor de Planejamento da Guarda Municipal, Antônio Carlos Tavares, classifica os dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP) como otimista. “Comparando o número de abordados com o número de multas aplicadas, verificamos que a grande maioria das pessoas estão saindo de suas casas para fazer alguma atividade que é essencial, portanto essas medidas com as barreiras e outras ações paralelas que estamos realizando através de rondas nos bairros estão tendo efeito. Porém, ainda não conseguimos chegar aos 70% de isolamento social”, disse.

Além das barreiras nos principais pontos de fluxo de veículos, o trabalho da Prefeitura é complementado pela força- tarefa do Comitê de Segurança Municipal que possui um planejamento de fiscalização nas feiras livres, mercados e comércio de serviços e produtos considerados não essenciais.

O trabalho de fiscalização da Guarda Municipal segue, também, com rondas, orientação do uso obrigatório de máscaras, o distanciamento e organização de filas nas agências bancárias e no atendimento as denúncias da população, feito pelo número 153, que já contabiliza 1.100 ligações do dia 7 até às 14 horas de hoje.

"O comitê já percorreu todas as feiras de Belém. Fizemos primeiramente um trabalho de educação, com orientação, e agora, retornamos com o trabalho de cumprimento das medidas necessárias, sempre com o objetivo de resguardar a vida da população e reduzir a curva de casos da Covid-19 em Belém”, finalizou Antônio Carlos Tavares.

Tags

Coronavírus

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder