SAÚDE

Ação integrada combate o descarte irregular de lixo em frente a Unidade Básica do Jurunas

Uma ação da Prefeitura de Belém, coordenada pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ordem Pública e Guarda Municipal (GMB), combateu um dos pontos críticos mais problemáticos da capital paraense, localizado na rua Fernando Guilhon, bem em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jurunas.

O espaço, antes tomado pelo lixo, recebeu limpeza completa e recuperação asfáltica na parte danificado da pista. No local foi implantada sinalização horizontal de vagas para portadores de deficiência física, idosos, embarque e desembarque, vagas para motos, ponto de táxi e área zebrada para proibição de estacionamento nas esquinas. Além de placas em postes galvanizados nas áreas de cada vaga específica. A sinalização foi executada pela Semob no trecho da Fernando Guilhon etre  Rua de Breves e passagem Jacó.

O trabalho começou na tarde de quarta-feira, 20, com a limpeza do espaço e asfaltamento, e prosseguiu na manhã desta quinta-feira, 21, com a conclusão da sinalização. Toda a ação foi acompanhada de perto pelo secretário de saneamento, Claudio Mercês. “A limpeza diária do espaço sempre ocorreu, o grande problema é que a área era tomada de lixo cerca de meia hora após a limpeza por conta da ação de carrinheiros e isso dificultava a manutenção”, explicou Mercês. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas diariamente para a limpeza do local, nossas equipes não desanimavam e a coleta sempre foi constante na área. Combater este descarte criminoso e ver o espaço limpo é algo muito gratificante”, completou o titular da Sesan.

Fiscalização - Durante toda a manhã desta quinta-feira, 21, equipes da Sesan, Ordem Pública e Guarda Municipal percorreram as ruas do bairro do Jurunas em rondas e fiscalização nas feiras livres o bairro. O objetivo era evitar a ação de carrinheiros, que são os principais responsáveis pela proliferação dos pontos críticos na cidade. As vendas de açaí localizadas na área também foram fiscalizadas e os proprietários orientados a não descartar caroços de açaí em via pública. Como ocupava toda a calçada da unidade de saúde e parte da pista, o lixão causava uma série de transtornos não somente aos fucionários e usuários do posto, mas a toda a população do bairro que convivia de perto com o problema.

Aprovação - Para quem reside no local, a retirada do descarte irregular foi vista como uma grande conquista. “Melhorou 100%, pois antes a situação era terrível e até quem mora em outras ruas vinha depositar o lixo aqui, além de batedores de açaí”, contou a professora Leonice Lemos de Sousa, que reside há 20 anos na Fernando Guilhon, quase em frente a unidade de saúde. “Tínhamos que conviver com muito lixo, pois, bem ao lado do posto de saúde existia outro descarte de entulho na porta da escola Arthur Porto que ocupava a pista e atrapalhava até a saída do carro da garagem. A eliminação desses pontos irregulares me deixa muito feliz“, comemorou a moradora. 

Tags

guarda municipal Ordem Pública semob sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder