MEDIDAS

Fiscalização em feiras seguirá pelos próximos dias

A Prefeitura de Belém, por meio do Comitê de Segurança Municipal, seguirá com ações de fiscalização em feiras e mercados da capital, no intuito de impedir a proliferação da Covid-19. Ao todo, as 32 feiras e 17 mercados são contemplados com as ações.

No mês de março, início da pandemia na cidade, a prefeitura promoveu uma ação em todas as feiras, com distribuição de cartazes e folders informativos sobre os principais sintomas e formas de prevenção da doença. Com a vigência do decreto municipal 95.955, novas ações foram criadas para atender as normas previstas.

De acordo com a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso, as feiras livres tiveram que se adequar e passaram por uma intensa fiscalização de orientação educacional e ordenamento do espaço. “Conversamos com os permissionários e clientes sobre a importância de se adequar às normas de saúde, como o distanciamento entre as bancas, o uso de máscara, que eles deveriam ter o álcool gel 70% para as pessoas higienizarem as mãos e superfícies e, o principal, evitar a aglomeração”.

O Comitê de Segurança Municipal é composto por agentes da Ordem Pública, Guarda Municipal e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), e tem realizado um trabalho técnico para manter os estabelecimentos em pleno funcionamento. 

“Cerca de três a quatro feiras são vistoriadas todos os dias por nossa equipe. Fazemos distribuição de máscaras, e solicitamos que as pessoas cumpram o isolamento social. Algumas feiras como a da Marambaia, a população e os feirantes estão aceitando bem. Já as feiras do Guamá, Bengui e Cabanagem, entre outras, ainda não conseguiram se adequar. Nessas já tivemos que aplicar notificações de advertências e multas”, frisa Elizete.

Fiscalizações - O Comitê vai seguir com as ações de fiscalização em Belém. “Sabemos que é difícil, que são medidas amargas, mas é para o bem comum. Precisamos manter todos os cuidados possíveis para diminuir essa contaminação. Pedimos um pouco de compreensão e colaboração de todos, logo voltaremos à rotina normal, mas agora precisamos cuidar da saúde, resguardando a vida”, ressalta a coordenadora.

Desde o início das ações até esta sexta-feira, 22, o Comitê de Segurança Municipal já distribuiu nas feiras, 2 mil máscaras, orientou 6 mil pessoas em abordagens, e notificou cerca de 20 estabelecimentos e, 40 pessoas.

Denúncias de aglomerações podem ser feitas através do 153, da Guarda Municipal.
 

Tags

Coronavírus

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder