EDUCAÇÃO

Aulas do programa Educa Belém estão disponíveis na internet

Criado para ser mais uma ferramenta para proporcionar o estudo em casa, durante a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, o programa “Educa Belém – Aprendendo em Casa”, está disponibilizando também, as aulas pelo canal do YouTube. Mais de 70 aulas já foram publicadas na plataforma digital, permitindo que os alunos façam uma revisão de conteúdo a qualquer hora. 

O programa Educa Belém foi desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e desde o dia 14 de maio é transmitido pela Rede TV, canal 47.

“Está é mais uma ação pedagógica para professores e alunos assistirem e revisarem os conteúdos e resoluções de exercícios por meio do YouTube”, afirma Ana Célia Carvalho, diretora de Educação da Semec.

Programação - A partir desta segunda-feira, 25, o programa continua com duração de duas horas e meia, com exibição de segunda a sexta-feira, porém, com mudança de horário. Pela manhã, ele se mantém de 9h às 10h30 para os alunos do Ciclos I, II e III, que corresponde do 1º ao 7º ano. E no período da tarde, o programa passa a ser transmitido das 14h às 15h.  O horário vespertino é direcionado aos alunos do Ciclo IV, que corresponde do 8º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa tem tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender os alunos com deficiência.

“A mudança de horário foi uma necessidade da própria emissora, mas continuamos transmitindo aulas para os alunos do CIV 8°e 9°, no turno da tarde”, reforça a diretora de educação.

Blog – Com mais de 54 mil acessos registrados até o último dia 22 de maio, o blog criado pela Semec no final de março é outro que registra saldo positivo. Foi através dele que a secretaria iniciou as aulas de forma remota para os alunos dos Ciclos III e IV, que corresponde do 6º ao 9º ano e EJA, da 1ª a 4ª totalidade, com atividades online, disponíveis no endereço https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/. O material pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular. As aulas do programa Educa Belém também estão disponíveis no blog.

Aprovado – São 13.872 alunos do 6º ao 9º ano e, 5.028 da Educação de Jovens e Adultos matriculados na rede municipal de ensino, que tiveram que se adaptar ao estudo remoto pelo blog e pelo Programa Educa Belém. Os alunos têm aprovado a iniciativa da prefeitura.

“As aulas pela televisão são muito fáceis de assimilar. Basta assistir, anotar no caderno e fazer os exercícios, como o blog, que já vinha fazendo as atividades. São atividades muito parecidas com as que fazemos em sala de aula. Organizei um horário e estou fazendo as atividades todos os dias”, conta David Mendonça, 13, que é aluno do 8° ano da Escola Municipal Maria Luiza Pinto Amaral, na Sacramenta.

Apesar de preferir a aula presencial, Jacqueline Paiva, 15, está feliz em assistir as aulas pela televisão. “Os professores ensinam muito bem, eles explicam tudo direitinho. Também gostei das atividades do blog”, afirma ela que é aluna do 8º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Inês Mendonça Maroja, no Barreiro, e tem obtido o material das aulas pelo celular.

Yorrana Oliveira, 26, é aluna da turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leandro Pinheiro, no Guamá, e também se diz satisfeita em poder dar continuidade aos estudos. “O Educa Belém é um projeto muito bom neste período de pandemia. As aulas são excelentes. Assim, nós, alunos, continuamos estudando e aprendendo em casa. Eu aprendi muito”.
 

Tags

semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder