ASSISTÊNCIA

Pessoas em situação de rua recebem atendimento médico

Com a proliferação da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), criou o Plano de Atendimento Emergencial às Pessoas em Situação de Rua, no qual garante o atendimento humanizado aos usuários atendidos por equipes do município.

A equipe do Consultório na Rua esteve na manhã desta terça-feira, 26, prestando atendimento à população em situação de rua, acolhida na Casa Abrigo para Moradores em Situação de Rua (Camar). A ação faz parte do cronograma de visitas devido à pandemia.

A Funpapa reforça o cuidado com os acolhidos que se enquadram no grupo dos mais vulneráveis. Com isso, vem mantendo o atendimento dos profissionais da saúde dentro dos espaços de acolhimento que recebem pessoas em situação de rua. “Muito importante esse trabalho das equipes aqui dentro com os nossos acolhidos, porque essa é uma população extremamente vulnerável à proliferação do Coronavírus, e se eles ficarem nas ruas, sem acompanhamento e assistência, poderemos de ter uma contaminação muito forte e grave”, pontuou a coordenadora da Camar, Silvana Rabelo.

De acordo com médico e integrante da equipe do Consultório na Rua, Fabrício Brazão,  a avaliação médica é pra saber o quadro de saúde dos acolhidos e uma forma de preveni-los. “Apesar de serem do grupo de risco e os mais vulneráveis, eles estão sendo muito bem acompanhados pela equipe do espaço. Hoje fizemos verificação de pressão arterial, teste de glicemia e glicose. Todos são assintomáticos e estão muito bem. Daqui a um mês devemos retornar para uma nova avaliação”, disse o médico.

A Casa Abrigo para Moradores Adulto em Situação de Rua (Camar I e II) tem como público mulheres e famílias em situação de rua com oferta de 40 vagas ao dia. Em 2019, foram acolhidas 145 pessoas no espaço.

Tags

Coronavírus funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder