ASSISTENCIALISMO

Rotina de atividades nos Cras é modificada devido pandemia

A inovação representa um papel fundamental para o auxílio às famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), administrados pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A mudança na rotina do atendimento nos Cras foi devido a pandemia da Covid-19.

No Cras Pedreira, a reinvenção chegou às famílias atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) por meio das atividades online via WhatsApp. Uma das atividades desenvolvidas esta semana com as famílias que estão em casa foi discutir sobre os temas apresentados durante a Semana do Bebê, que ocorre todos os anos na segunda quinzena de maio e, que devido ao decreto de isolamento social, não foi permitida a realização do evento este ano.

Com todo cenário da pandemia, equipes do Cras Pedreira criaram uma metodologia de trabalhar e manter os serviços com a criação de estratégias e orientação. “Como estamos no mês em que é realizado Semana do Bebê, resolvemos interagir com as famílias sobre assuntos relacionados à proteção da primeira infância. Criamos um grupo com as famílias que participam efetivamente das atividades, produzimos vídeos com as imagens do evento do ano passado e escolhemos alguns temas para discutir com as famílias através de troca de mensagens. Esse ano, não vamos poder nos reunir para semana do bebê, mas o amor pela primeira infância continua o mesmo”, declarou a educadora social do Cras Pedreira, Thayná Margalho.  

“A equipe está de parabéns pela iniciativa desse programa voltado para as crianças. É um esclarecimento para os adultos e pra nossa juventude. Só tenho agradecer pela dedicação da equipe do Cras”, agradeceu Raimundo Ramos, 71, que participa das atividades no grupo de idosos.    

No Cras do bairro da Cremação o acompanhamento dessas famílias e, em especial, o contato com as crianças está sendo feito também por teletrabalho. O objetivo dessa aproximação é a de aprimorar os laços familiares nesse contexto da pandemia para ocuparem o seu tempo e interagirem positivamente entre si, evitando assim estresse familiar em decorrência do próprio isolamento social.

“As atividades em geral são selecionadas por datas comemorativas. Distribuímos 15 kits com diversas atividades para serem realizadas em casa. O retorno das famílias e das crianças tem sido satisfatório, pois adoraram receber os kits e estão enviando  fotos e vídeos de suas produções. Nas residências mais próximas dos Cras, entregamos presencialmente, outros recebem no próprio centro respeitando as exigências da vigilância sanitária sobre o isolamento social”, pontuou o coordenador do Cras, Max Barbosa.

Serviço: O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), neles são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. 

Tags

Coronavírus funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder