Responsabilidade social
A responsabilidade socioambiental sempre foi uma das prioridades da gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Esse conceito de sustentabilidade é estruturado na prática de ações coordenadas pelas Comissões de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde e da Comissão de Sustentabilidade, que juntos, idealizaram e implementam diversas ações em prol de uma sociedade mais sustentável e um ambiente da unidade cada vez mais saudável.
Um desses esforços em promover uma gestão socioambiental, acaba de conferir ao CIIR, o reconhecimento do Instituto Chico Mendes, que é uma organização social, que desenvolve ações, programas e projetos, buscando a conservação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida desta e das próximas gerações e certificou recentemente, o Centro com o selo verde na categoria "Ação Socioambiental Responsável" - Selo Verde, pelo desenvolvimento do projeto ECOCIIR ao atender os critérios do Programa de Certificação (PROCERT) do referido Instituto.
A categoria na qual o ECOCIIR foi certificado contempla os projetos alinhados com critérios sustentáveis de tecnologia social, poder de transformação, sustentabilidade e integração socioambiental.
Sobre o desenvolvimento do ECOCIIR, o coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do CIIR, o enfermeiro Leisson Pinheiro, informou que entre os objetivos do projeto, está a permuta dos resíduos reciclados levados pelos colaboradores de suas residências e produzidos no próprio Centro, por descontos em suas tarifas de energia, incentivando, dessa forma, a prática da coleta seletiva e a geração de uma consciência ambiental. No segundo semestre deste ano, conforme Leisson, o projeto será ampliado para a comunidade próxima à unidade.
O CIIR compreende que a responsabilidade socioambiental é uma necessidade e que a construção de um mundo mais saudável e sustentável se faz no presente. O Selo Verde é um sinal que o Centro no caminho certo e a certificação é o impulso para ações futuras, que pode estimular a criação de um sistema construtivo, que promova alterações conscientes e sustentáveis.
O processo de avaliação para Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável do Instituto Internacional Chico Mendes, foi iniciado pelo CIIR em janeiro, com aprovação em maio com nota máxima na categoria "Ação Socioambiental Sustentável" com o Projeto ECOCIIR.
O Instituto emitiu parecer técnico pontuando que a situação atual é de sustentabilidade nas áreas econômica, social e ambiental e a certificação foi recebida com muita alegria, já que a aquisição do Selo Verde sinaliza para à comunidade que a Instituição é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.
Segundo a enfermeira de Projetos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIIR, Silvia Amorim, os resultados positivos das ações e projetos socioambientais podem estimular outras instituições, quanto à necessidade de implementação de práticas que dialoguem com o desenvolvimento sustentável.
Silvia destaca a participação dos colaboradores como essencial para a conquista do Selo Verde pelo Centro. "Reiteramos que este resultado só foi possível com a construção coletiva dos colaboradores, desde a escrita do projeto à coleta seletiva dos resíduos. Nada seria possível sem nosso trabalho coletivo. E veja, isto também é sustentabilidade! O fazer e o pensar orgânico tão fundamental nos dias atuais", reconhece.
Além do ECOCIIR, o Centro conta com outras iniciativas socioambientais, que o colocaram na lista nacional de Hospitais Saudáveis, pela eliminação dos dispositivos médicos com mercúrio conforme a campanha mundial do " MercuryFree Healthcare; assim como ações como a "Campanha Copo Zero" que objetivou reduzir o consumo de copos plásticos no Centro; a instalação de sensores de iluminação nas dependências do CIIR; campanhas de reaproveitamento de papel dos diversos setores e a reutilização da água da chuva para higienização de áreas externas e na jardinagem.
De acordo com a diretora Executiva do Centro de Reabilitação, Paola Reyes, o selo verde será um impulsionador de novas ações que serão ampliadas na comunidade do CIIR (colaboradores e usuários). "Ele também será estendido à comunidade do entorno, abrindo diálogo com lideranças e representantes, para auxiliar e despertar para a relevância do assunto e importância para melhoria da qualidade de vida das famílias", informa a diretora.
As perspectivas são promissoras e novas atividades serão programadas, com o envolvimento dos vários atores que se relacionam com as atividades do CIIR.
Serviço: O CIIR funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59