RELIGIOSIDADE

Hospital Dom Vicente Zico recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré

A fé e esperança por dias melhores ganham forças por todo o mundo. São pessoas intercedendo pelos seus entes, mas também por rostos nunca vistos. Nesta segunda-feira, 01 de junho, uma atitude fez diferença na vida daqueles que estão enfrentando a pandemia de perto. Com as bênçãos do arcebispo da igreja Católica, Dom Alberto Taveira, uma réplica da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da Amazônia, foi entregue no Hospital municipal Dom Vicente Zico.

No tom branco e de porcelana, a imagem simboliza a cura, a paz e faz uma homenagem aos profissionais de saúde. “Recebemos a imagem de Nossa Senhora com muita gratidão. Realmente precisamos de forças e iluminação, para que nossas mãos promovam a cura através de Deus e da Padroeira dos Paraenses. Hoje, já temos uma demanda bem menor aqui no hospital, mas já vivemos momentos de pânico no início da pandemia. Foram dias muito difíceis. Com certeza, nos fortalecemos através da fé e da esperança, cada um com a sua crença”, disse Odete Barbosa, gerente do hospital.

O símbolo da maior festa maior festa católica do Brasil, foi doada ao hospital que é retaguarda no tratamento do novo Coronavírus em Belém, com o objetivo de homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o vírus. “Esta é uma forma da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré, junto com a Arquidiocese de Belém, de agradecer os profissionais de saúde, além de um alento para que os pacientes tenham mais força e fé nesse momento difícil que estamos vivendo, em meio à pandemia”, declarou o representante da diretoria da festividade, Tony Couceiro. Ao todo, 22 hospitais da região metropolitana receberão a imagem.

Quem vive a rotina hospitalar se emocionou ao ver a imagem de Nossa Senhora. “A imagem veio trazer fé e confortar nossos corações em meio à exaustão”, revelou a enfermeira Cleide Viana que é uma das dezenas de profissionais que estão na linha de frente no combate à doença. “Até o momento, recebemos pouco mais de duzentas internações por Covid-19, e mais de cem pacientes já tiveram alta. Esse hospital está sendo muito importante no combate à pandemia. Está, realmente, desenvolvendo seu papel de salvar vidas com uma equipe que não mede esforços para desempenhar seu trabalho”, enfatizou. 

Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sérgio Amorim, o gesto enaltece o empenho dos profissionais da saúde. “Acredito que a imagem de Nossa Senhora, toda branca, proporciona mais força e fé para combater essa pandemia do novo Coronavírus, dá forças para que eles continuem esse trabalho maravilhoso, que é salvando vidas”, reconheceu o secretário em agradecimento à Arquidiocese e a Diretoria da Festa do Círio.

Referência - O Hospital Dom Vicente Zico passou a funcionar desde o dia 16 de abril, como referência para pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Belém. Inicialmente, ele contava com 11 leitos de UTI e 52 leitos clínicos. Hoje, são 15 leitos de UTI e 48 clínicos, e tem 34 pacientes internados, sendo apenas cinco em leitos de UTI. Com um mês de funcionamento, o hospital somou mais de 70 altas de pacientes internados com o vírus. 
 

Tags

Coronavírus sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder