SAÚDE

Servidores da Prefeitura de Belém podem contar com serviço de acolhimento psicológico online

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belém (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém, oferece o serviço de atendimento psicológico online, exclusivo aos servidores da prefeitura, especialmente para aqueles que atuam na área da saúde e estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus.

O suporte psicológico prestado aos servidores tem como objetivo acolher e oferecer uma estabilização psicológica à saúde mental do trabalhador, analisando de que forma o trabalho e as influências vivenciadas pela pandemia têm afetado a vida desses profissionais. O serviço funciona de forma gratuita e é realizado por meio de teleconsulta com os psicólogos do Cerest Belém.

Para a coordenadora do centro, Jacirene Moraes, o auxílio do profissional de psicologia é de extrema importância, pois promove estratégias de enfrentamento que resgatam o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida do trabalhador. “Procurar ajuda é fundamental para aliviar os sintomas associados ao período em que vivemos. O confinamento nos levou a uma realidade cheia de imprevistos. Por isso, disponibilizamos esse atendimento emergencial, com o desejo de ajudar, em especial, aos profissionais da saúde, a terem uma escuta ativa, solidária e empática para minimizar o sofrimento emocional dessas pessoas”, disse.

A psicóloga do Cerest, Annacarolina Boulhosa, conta como tem sido os atendimentos e reforça a importância da procura inicial do serviço para a qualidade na saúde emocional dos servidores. “Quanto mais cedo esse servidor procurar ajuda, temos mais chances de orientar e dar o suporte para enfrentar essa vivência de uma forma mais leve e tendo menos impacto na sua saúde mental”, diz. 

Ainda segundo ela, apesar da resistência, da sociedade em geral, em relação aos atendimentos psicológicos, neste momento de pandemia os servidores estão buscando mais o auxílio psicológico. “Culturalmente, a psicologia e a psiquiatria ficaram associadas à loucura, o que fez com que as pessoas temessem pelo adoecimento mental, dificultando a busca pelo acesso ao serviço da psicologia. Porém, as pessoas já estão se abrindo para esse atendimento, estão se percebendo nessa condição de adoecidos, estão compreendendo que para continuarem executando seus trabalhos precisam cuidar das suas questões de ordem emocional”, disse. 

Os servidores interessados poderão agendar o serviço pelo endereço eletrônico cerest_bel@yahoo.com.br, pelo telefone (91) 3276-7794 ou se informar com a gerência da sua Unidade de Saúde e verificar a lista de psicólogos disponíveis. Os trabalhadores também deverão informar o número do RG e CPF, profissão, unidade de atuação, matrícula, registro profissional (se houver), telefone e e-mail para contato.
 

Tags

Coronavírus sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder