DECISÃO

Comitê retoma reunião para avaliar funcionamento do comércio nesta sexta-feira, 5

O Comitê de Retomada das atividades no município participou de mais uma reunião na tarde desta sexta-feira, 5, com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e com os secretários municipais de Economia (Secon), Rosivaldo Batista, da Saúde (Sesma), Sérgio Amorim e do Inspetor Geral da Guarda Municipal, Guilherme Freitas.

A reunião fez um balanço do funcionamento do comércio aberto desde a última segunda-feira, 1º, e, também, dos protocolos de segurança para a reabertura dos shoppings, salões de beleza e barbearias neste sábado, 6.

“As lideranças de classe, tanto dos comerciantes, quanto dos ambulantes, somando-se com as equipes da segurança da Guarda Municipal, Ordem Pública e SeMOB, alcançaram de maneira bem expressiva um resultado positivo”, avaliou Zenaldo Coutinho no início da reunião. “A SeMOB na parte de readequação do itinerário de 20 linhas de ônibus, e a ação ostensiva e educativa, na qual parabenizo a Fecomércio [Federação do Comércio do Estado do Pará], com as ações no centro comercial, e o trabalho também do Sindilojas [Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém], que teve autuação preventiva, educadora e informativa”, completou.

A Prefeitura de Belém divulgou ontem, 4, que a partir desta sexta o comércio funcionaria em novo horário, das 9 às 16 horas. Outro acordo ficou definido durante a reunião. “Vão ficar apenas metade dos ambulantes na via e no dia seguinte, em ritmo de rodízio, a outra metade e assim sucessivamente. A estratégia reduz o fluxo de pessoas na área comercial e garante a medida de distanciamento social”, seguiu Zenaldo.

Também foi montado um esquema de segurança e trânsito para conter o fluxo de pessoas nas ruas do comércio. Neste período, inicialmente 20 linhas que tem como destino a avenida Tamandaré irão desviar para a avenida Presidente Vargas e acessarão as avenidas Nazaré ou Gentil Bittencourt (via Serzedêlo Correia), seguindo seus itinerários de volta à origem.

“Todas as decisões são definidas a partir das reuniões constantes que estamos tendo. Sempre gosto do diálogo e vou manter isso até o final”, destacou o prefeito.

Salatiel Pereira Campos, presidente do Sindicato dos Clubes Sociais do Estado do Pará, também parabenizou pelo constante diálogo entre a gestão e os representantes das categorias do setor econômico. “Sigo apoiando as decisões tomadas e me sinto honrado em participar deste comitê. Aguardo ansiosamente pelas próximas etapas do plano de retomada”, disse.

“Estamos na expectativa da abertura dos shoppings amanhã e com a garantia de que vamos trabalhar para que esse novo início ocorra de forma responsável”, reforçou Izabel Portela, representante do Parque Shopping/ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Center.

A reunião de hoje contou também com a participação de representantes dos salões de beleza e barbearias, que reabrem amanhã. Os shoppings, das 12h às 20h, e salões e barbearias, das 9h às 20h.

A abertura dos estabelecimentos neste momento faz parte da primeira fase do plano de retomada.
 

Tags

secon semob sesma Zenaldo Coutinho

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder