Anarriê

No mês de junho celebramos a festa de Santo Antônio, São João e São Pedro

Pandemia cancela festas juninas em todo o Brasil e causa prejuízos para brincantes e estilistas

No mês de junho, a Igreja católica celebra a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13); São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). É um mês marcado por muitas festas, apresentações culturais de quadrilhas, boi-bumbá e pássaros juninos.

Mas este ano com o advento da pandemia do novo coronavírus, foi tudo cancelado para evitar aglomerações, contaminações e novos números da Covod-19.

O cancelamento das festividades, apesar de aprovado por todos, trouxe prejuízos financeiros para brincantes e estilistas que têm na festividade seu ganha pão. Foi o caso do estilista Nildo Calandrini ,47, que trabalha há mais de 10 anos confeccionando roupas de misses, adereços e decoração de lojas nesse período.

Ele contou que o prejuízo para quem trabalha nesse segmento foi grande, pois é nessa época e no carnaval “quando ganhamos mais dinheiros pela quantidade de encomendas de quadrilhas e decoração de lojas no centro comercial de Belém, que eu também faço”,afirmou. Calandrini disse que já tinha fechado vários contratos com quadrilhas juninas, criado vários protótipos de croquis que roupas, mas foi tudo cancelado devido a pandemia de Covid-19.

"Na semana que eu ia comprar os materiais para começar os trabalhos foi quando começou a pandemia e parou tudo. Fechou o comércio, fechou as lojas. Pra quem trabalha nessa área de eventos o prejuízo foi total”, assegura.

Além das apresentações de quadrilhas juninas, o público vai sentir saudades das principais comidas típicas de festa Junina, como pamonha, curau, cuscuz, canjica, bolo de milho, arroz doce, pé de moleque, bolo de fubá, entre outros.

Sem falar na falta que vai fazer um bom arrasta-pé, ao som de forrós, baiões e xaxados arretados, típicos das comemorações do São João.

História - Antes de assumir sua forma cristã, as festas juninas tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas.

Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de Junho). Nelas, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.

Relembre os santos que são festejados na quadra junina.

Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. É o santo junino com maior apelo popular. É chamado do Santo dos Pobres e também muito procurado como santo casamenteiro, por ter ajudado moças pobres a conseguirem os dotes para o casamento.

São João Batista foi o único profeta a anunciar a chegada do Messias e a mostrá-lo no meio do povo. No dia 24 de junho, celebramos seu nascimento. Ele é o único dos Santos que tem o dia do nascimento e o dia da morte celebrados.

São Pedro foi o primeiro a professar a fé no Cristo, quando disse: ‘Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo’ (Mt 16,16) – sobre esse testemunho de fé, Jesus edificou sua Igreja.

Tags

Coronavírus Festas juninas

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder