Região do Lago
Na manhã deste sábado (06) o governador do estado do Pará, Hélder Barbalho, esteve em Tucuruí, sudeste paraense, para acompanhar a Ação Itinerante, que ocorre neste final de semana no município, na Escola Estadual Ana Pontes Francez, localizada no bairro Jardim Marilucy. O projeto estadual tem o objetivo de levar atendimentos às pessoas com sintomas leves e moderados de Coronavírus (Covid-19) aos municípios do território paraense. Tucuruí é a segunda cidade a receber a Ação, que passou por Tailândia e em seguida chegará a Abaetetuba.
A prefeitura de Tucuruú já realiza na escola, durante a semana, atendimentos para pacientes com Coronavírus, além da entrega de medicamentos para o tratamento da doença, sob prescrição médica e exames de Raio X e Eletrocardiograma. As demandas, durante o primeiro dia da Ação, foram relativamente pequenas e a vinda do governador ganhou outro foco, a situação do Hospital Regional de Tucuruí (HRT), responsável por atender a população de toda a Região do Lago. A população de toda a região, cobra mudanças benéficas da nova gestão do hospital, em relação às estruturas para os atendimentos gerais e ao Coronavírus.
Indagado pela a população presente no Itinerante, sobre a situação do HRT, Hélder Barbalho declarou “Na visita, pude constatar que temos vagas disponíveis para a internação de pacientes com Coronavírus, isso prova que houve uma mudança de cenário em relação há cerca de um mês atrás na região, demonstrando que àqueles que venham precisar dos serviços, não terão dificuldades”.
O prefeito Artur Brito destacou a importância do apoio e da vinda do governador ao município. “Esse é um momento de união e hoje estamos mais unidos do que nunca. O governo do estado e o município, promovendo grandes ações, onde quem ganha é a população, com serviços de consultas médicas, exames, entre outros”.
De acordo com a direção do HRT, o hospital possui 35 leitos para a internação de pacientes com a Covid-19, sendo 20 UTIs e 15 clínicos. Recentemente, o hospital recebeu 11 respiradores. 10 provenientes do governo do Estado e um doado pelo Chefe da Casa Civil Sr. Parsifal de Jesus Pontes.
Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H, de Tucuruí, localizada no bairro Santa Mônica, referência no atendimento de pacientes com a Covdi-19, também possui 35 leitos, sendo 26 para pacientes leves e moderados, 4 para pacientes graves e 5 leitos para a pediatria. Ao total, Estado e município somam 70 leitos para a internação.
No último boletim epidemiológico, divulgado neste sábado (06), pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Tucuruí, o município registrou 590 casos de Coronavírus, 582 descartados, 02 em análise, 187 recuperados e 54 óbitos.