Live

Especialista alerta principais erros na declaração do IRPF

Incluir despesas não dedutíveis e não informar dados completos obrigados são os principais erros dos paraenses com o fisco

Faltando um pouco mais de duas semanas para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), a encerrar no dia 30 de junho, quase 14 milhões de brasileiros ainda não prestaram conta com o fisco. Os dados oficiais são da Receita Federal, liberado na sexta-feira (12). As despesas não dedutíveis e a inclusão de dados dos dependentes são os principais erros dos paraenses na hora de declarar o tributo.

Segundo o especialista em finanças e coordenador de curso da Faculdade UNINASSAU Belém, Rogério Moura, é preciso ficar atento às mudanças de 2020. "O sistema da Receita trouxe algumas modificações, bem menos do que no ano passado. A principal dela é a inclusão do CPF dos dependentes na declaração. Nesse sentido, é preciso, ainda, informar todos os bens e rendimentos de cada pessoa inscrita. Por exemplo, se uma filha entrar na declaração e ela tiver uma casa ou um carro, esses itens também precisam ser declarados", reforça.

Além da não inclusão de todas as despesas dedutíveis, o professor da UNINASSAU elenca outros equívocos que podem fazer com que o cidadão caia na malha fina. "Tudo que gerar inconsistência de dados na plataforma da Receita pode trazer consequências para o declarante. É bastante comum erros de preenchimento dos dados como ausência de fonte pagadora, omissão de rendimentos e despesas não comprovadas", lembra o gestor.
 
O prazo final para declaração do IRPF foi prorrogado por conta da pandemia do novo coronavírus. O primeiro de cinco lotes da restituição já foi liberado. "Mais do que saber se o valor vai ou não ser restituído, é importante manter guardados os documentos referentes à declaração por - ao menos - cinco anos. É porque, caso haja inconsistência de dados na plataforma, o processo pode ser comprovado mediante comprovantes de todas as receitas e despesas do titular e dos dependentes", reforça.

Live

Para ajudar os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do IRPF, os cursos de Ciências Contábeis e Administração da UNINASSAU Belém realizam uma live mostrando o passo a passo do preenchimento do formulário. A atividade acontece neste sábado (13), das 14h às 17h, na plataforma Microsoft Teams. A programação é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever pelo site: extensao.uninassau.edu.br.


Tags

Impostos Receita Federal UNINASSAU