CONSCIENTIZAÇÃO




Foto: Natália Azevedo - Ascom/Sesan
Nesta segunda-feira, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política para debater e fortalecer as diversas formas desse tipo de violência.
De acordo com as medidas instituídas no estatuto do idoso, além de garantir o acesso aos seus direitos, a Prefeitura de Belém também vem trabalhando no combate à violência contra a pessoa idosa, atuando com capacitações aos servidores de saúde e a assistência social do município, para que encaminhem e orientem o idoso de forma correta. A capacitação auxilia o servidor enquanto aos tipos de violência, identificação, prevenção e aos protocolos que deverão ser tomados, resultando também em ações educativas nas unidades de saúde.
Para Margareth Furtado, assistente social há 10 anos na Casa do Idoso, a data de hoje promove reflexão e debate sobre o tema dentro das famílias. “Nós temos um estatuto, delegacias e promotorias, todos voltados para a população idosa, a data de hoje é muito representativa. É importante lembrar que existe percentual de violência contra esse idoso e que vai além da violência física. A data promove isso, a inserção do idoso como pessoa na sociedade, a reflexão da sociedade e das famílias sobre essas pessoas”, disse.
A diretora da Casa do Idoso, Edna Medeiros, conta com carinho sobre o comprometimento e sensibilidade de toda a equipe ao trabalhar com esse público. “Os profissionais que temos aqui, desde a equipe de saúde à assistência social, que fazem a diferença. São eles que dão suporte e apoio, porque esses idosos não procuram somente atendimento médico, eles também procuram carinho, então nós temos toda essa sensibilidade e cuidado com nossos idosos”, disse.
CUIDADOS PARA A PESSOA IDOSA
De acordo com o último censo, realizado em 2016, pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), no Pará, a população total equivale a 8.272.724 pessoas, onde 634.104 são maiores de 60 anos, que correspondem a 7% da população total. No município de Belém, a população Idosa é de 149.990, o que equivale a 10,3% da população total, já sendo considerado um município envelhecido, segundo os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para o coordenador da Referência Técnica em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Darley Quintas, esse aumento da população idosa está associado a vários fatores, entre eles, as políticas públicas voltadas para o idoso. “Essas pessoas estão tendo uma assistência maior nos programas de saúde, essa projeção está associada, principalmente, à políticas públicas voltadas da saúde até ao saneamento básico, que favorecem significativamente para a expectativa de vida dessas pessoas”, disse.
Pensando na garantia de saúde desse público, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), implementou ações nas unidades municipais de saúde, previstas na política nacional do idoso, ressaltando a linha de cuidado e atenção a pessoa idosa, com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, nutricionistas e assistentes sociais. O objetivo é integrar serviços e ações de saúde nas unidades para referenciar e garantir o acesso aos demais níveis de complexidade, como: ambulatórios de especialidades, serviços de atenção domiciliar, polos de dispensação de medicação para Alzheimer e Parkinson e rede hospitalar.