Economia
Com o objetivo de ouvir os empresários de Marituba afetados pela pandemia do novo coronavírus e debater a reabertura das academias localizadas no município, o prefeito Mário Filho se reuniu nesta quinta-feira (18) com nove proprietários e representantes de espaços fitness localizados na cidade. O prefeito se comprometeu com a classe e agendará uma nova reunião para apresentar uma data definitiva de reabertura, levando em consideração os limites do decreto estadual.
O fechamento do comércio não essencial foi uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como medida preventiva no combate à covid-19.
Durante a audiência, os empresários apresentaram os seus posicionamentos em relação ao processo gradativo de abertura dos empreendimentos e solicitaram o apoio da Prefeitura de Marituba para que os locais entrem na lista de atividades essenciais à saúde e à vida.
Para a representante da academia Evolution Fit, Sara Sousa, os empresários concordam com todas as medidas preventivas para coibir o vírus, mas buscam parceria com a gestão para que os negócios abram imediatamente. “Sabemos do momento delicado em que o mundo se encontra, mas precisamos pensar no amanhã. O prefeito Mário Filho é ciente da nossa luta e se sensibilizou com a causa dos empresários de Marituba, que foram os primeiros a sofrer com os impactos causados pela pandemia”, disse.
A reunião também contou com a presença da Procuradora-Geral, Luciana Fares, que na ocasião explicou que o decreto municipal que estabelece o processo gradativo de abertura do comércio precisa obedecer aos limites do decreto apresentado pelo Governo do Estado. Sendo assim, o município não possui autonomia para determinar a abertura das atividades econômicas, mas pode apresentar sugestões ao poder executivo estadual.
Após as deliberações, o prefeito Mário Filho informou que nesta semana participará de uma reunião por meio de videoconferência com o governador Helder Barbalho e apresentará os dados positivos de Marituba, que hoje conta com uma taxa de 3% de ocupação de leitos com pacientes da covid-19, ou seja, dos mais de 70 leitos da rede municipal, apenas três estão sendo usados para pacientes infectados pelo novo coronavírus.
“Os empresários podem ter a certeza que estamos trabalhando para apresentar a solução mais eficaz e responsável para a abertura total do comércio no município. No caso das academias, estamos buscando saídas estratégicas para que os espaços sejam reabertos o quanto antes, assim, promovendo saúde e bem-estar a todos os adeptos da prática de atividades físicas”, destacou o gestor municipal, Mário Filho.
Dados positivos
“Marituba possui a menor taxa de mortalidade da Região Metropolitana de Belém e é um dos municípios do Pará com os melhores índices de pacientes recuperados. O resultado é fruto das medidas preventivas, do trabalho árduo dos funcionários municipais e da população”, garante o prefeito.
Tags
Coronavírus Economia Marituba
Relacionadas
-
ÁRVORE
SeMOB libera tráfego de veículos na avenida Serzedelo Corrêa
-
RECUPERAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO
Prefeitura amplia operação Tapa-Buracos em Belém
-
MORADIA
Prefeitura de Belém entrega 350 títulos de regularização no lançamento do programa Terra da Gente
-
EROSÃO
Defesa Civil de Belém alerta para risco de deslizamentos em praias de Mosqueiro
-
MOBILIDADE URBANA
Trânsito da Alcindo Cacela será desviado no domingo
-
ESTRATÉGICO
Gestores municipais planejam ações integradas para Belém
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.