Economia

Reabertura de academias é tema de audiência entre o prefeito de Marituba e empresários

Com o objetivo de ouvir os empresários de Marituba afetados pela pandemia do novo coronavírus e debater a reabertura das academias localizadas no município, o prefeito Mário Filho se reuniu nesta quinta-feira (18) com nove proprietários e representantes de espaços fitness localizados na cidade. O prefeito se comprometeu com a classe e agendará uma nova reunião para apresentar uma data definitiva de reabertura, levando em consideração os limites do decreto estadual.

O fechamento do comércio não essencial foi uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como medida preventiva no combate à covid-19.

Durante a audiência, os empresários apresentaram os seus posicionamentos em relação ao processo gradativo de abertura dos empreendimentos e solicitaram o apoio da Prefeitura de Marituba para que os locais entrem na lista de atividades essenciais à saúde e à vida.

Para a representante da academia Evolution Fit, Sara Sousa, os empresários concordam com todas as medidas preventivas para coibir o vírus, mas buscam parceria com a gestão para que os negócios abram imediatamente. “Sabemos do momento delicado em que o mundo se encontra, mas precisamos pensar no amanhã. O prefeito Mário Filho é ciente da nossa luta e se sensibilizou com a causa dos empresários de Marituba, que foram os primeiros a sofrer com os impactos causados pela pandemia”, disse.

A reunião também contou com a presença da Procuradora-Geral, Luciana Fares, que na ocasião explicou que o decreto municipal que estabelece o processo gradativo de abertura do comércio precisa obedecer aos limites do decreto apresentado pelo Governo do Estado. Sendo assim, o município não possui autonomia para determinar a abertura das atividades econômicas, mas pode apresentar sugestões ao poder executivo estadual.

Após as deliberações, o prefeito Mário Filho informou que nesta semana participará de uma reunião por meio de videoconferência com o governador Helder Barbalho e apresentará os dados positivos de Marituba, que hoje conta com uma taxa de 3% de ocupação de leitos com pacientes da covid-19, ou seja, dos mais de 70 leitos da rede municipal, apenas três estão sendo usados para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Os empresários podem ter a certeza que estamos trabalhando para apresentar a solução mais eficaz e responsável para a abertura total do comércio no município. No caso das academias, estamos buscando saídas estratégicas para que os espaços sejam reabertos o quanto antes, assim, promovendo saúde e bem-estar a todos os adeptos da prática de atividades físicas”, destacou o gestor municipal, Mário Filho.

Dados positivos

“Marituba possui a menor taxa de mortalidade da Região Metropolitana de Belém e é um dos municípios do Pará com os melhores índices de pacientes recuperados. O resultado é fruto das medidas preventivas, do trabalho árduo dos funcionários municipais e da população”, garante o prefeito.

Tags

Coronavírus Economia Marituba

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder