VACINAÇÃO




Foto: Ascom Sesma
A estratégia de vacinação descentralizada contra a gripe e o sarampo, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém, iniciou nesta segunda-feira, 22, com quatro postos de vacinação. Além das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão instalados postos no Centro Universitário FIBRA, no estádio Leônidas Sodré de Castro (Curuzú) e na Di Casa. No formato drive thru, o serviço está disponível na Aldeia Amazônica, no horário das 9h às 14h.
Na manhã desta terça-feira, 23, a advogada Camila Canto, 28, aproveitou o fato de trabalhar próximo ao estádio da Curuzú e colocou a vacinação em dia. “Trabalho aqui na frente e quando passei vi o banner da campanha. Ainda não era imunizada para a tríplice viral e a vacina da gripe foi há uns três anos. Acompanhei o surto, tenho sobrinhos que na escola houve casos e tiveram que ser vacinados. Então, eu estava esperando a oportunidade e surgiu agora, e em um local que, para mim, é de fácil acesso, sem que eu precise me deslocar até uma unidade, especialmente nesta época de pandemia, pois quanto menos a gente se expor, é melhor”, disse.
Devem ser vacinadas contra o sarampo, pessoas de 20 a 49 anos, independente de já terem recebido doses anteriores da vacina. Já contra a gripe, a vacina está disponível para todos os grupos prioritários, mas a Sesma faz um alerta para os grupos com baixa procura, que são: gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, mulheres no pós-parto, professores e pessoas de 55 a 59 anos. Esta é a última etapa da campanha, que começou em março e segue até o dia 30 de junho, e foi dividida em fases pelo Ministério da Saúde. A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H2N3) e influenza B Victoria.
A consultora jurídica Carla Gisele, 40, buscou o serviço na Aldeia Amazônica e dividiu a família para não causar aglomeração. “Eu vim ontem e trouxe as minhas sobrinhas. Para não causar aglomeração, voltei hoje com a Isadora, minha filha. Foi tudo tranquilo, rápido e sem nenhum problema. Agora está todo mundo imunizado”, contou.
Ao procurar o serviço de vacinação, é obrigatório o uso de máscaras e fundamental respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas e a higienização das mãos.
SERVIÇO:
- Centro universitário FIBRA, situado na Av. Gentil Bittencourt, n°1144. De 22 a 26 de junho e 29 a 30;
- Estádio Leonidas Sodré de Castro (Curuzú), situado na Av. Alm. Barroso, nº 654. De 22 a 27 de junho e de 29 a 30 de junho;
- Di Casa, situada na Av. Almirante Barroso, nº 5386. De 24 a 26 de junho e 29 a 30;
- Drive thru na Aldeia Amazônica (Pedro Miranda – Pedreira). De 22 a 27 de junho e 29 a 30, das 9h às 14h.