ASSISTÊNCIA SOCIAL

Centro Pop Icoaraci completa seis anos de serviços à população em situação de rua

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Icoaraci realizou nesta quarta-feira, 24, uma programação especial em comemoração ao 6º ano de funcionamento da unidade. Entre junho de 2014 e janeiro de 2020, o Centro POP referenciou mais de 1.500 pessoas em situação de rua e atende, diariamente, cerca de 50 pessoas.  

Para a coordenadora do espaço, Iacirema Bahia, o Centro Pop é uma das principais conquistas da população de rua. “Este programa implantado pela Prefeitura já ajudou muita gente em situação difícil. Devido ao momento de pandemia que estamos passando, os serviço ofertados, estão sendo fundamentais na vida dessas pessoas. Hoje fizemos uma programação especial para eles, e, claro, respeitamos todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com nossos usuários.

A programação contou com apresentação de um filme com a história do Centro Pop, orientações sobre serviços, distribuição de kit de guloseimas juninas e registros fotográficos no mural. A entrada no espaço foi controlada para evitar aglomeração.

Para Rosel Robson, 42, já foram muitas conquistas depois que passou a frequentar o Centro Pop. “Estou na rua há 25 anos, não tinha local para ficar, almoçar, tomar banho e receber orientação. Lembro quando queria tomar banho, ia na praia, até que um dia meu amigo falou da existência do Centro Pop. Vim aqui, fui muito bem acolhido, hoje sou outra pessoa, ando bem vestido, faço minha higiene pessoal, consegui meus documentos e estou me sentindo muito bem. Quero voltar para a sociedade e arranjar um emprego, construir minha família”, declarou Rosel que há três anos frequenta o Centro.

Serviço: O Centro Pop é administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e oferta serviços às pessoas em situação de rua com atendimento psicossocial e atividades por meio de oficinas. Em Belém, são disponibilizados dois Centros Pops, um em São Brás e o outro em Icoaraci. Nos espaços são prestados atendimentos com equipe técnica e oferecem alimentação e itens de higiene adequados.

A partir das demandas identificadas, as equipes ofertam os serviços. Se houver problemas de saúde ou dependência química, por exemplo, a pessoa é encaminhada aos serviços públicos de saúde como os Pronto-Atendimentos e Unidades de Saúde.

Endereços:

Centro Pop Icoarací-  Trav. São Roque, 355 (entre segunda e terceira rua) - Cruzeiro / Icoaraci

Centro Pop São Brás-  Av. José Bonifácio, 704. São Brás
 

 

Tags

funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder