Produção Rural

Pequenos agricultores de Marituba recebem sementes especiais para cultivo do milho

Moradora da Comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro do Uriboca, Marituba, Dona Maria Leocadia, 61 anos, trabalha no cultivo da terra há quase quatro décadas. Ela está animada com a chance ganhar um pouco mais, graças às sementes de milho especiais que acaba de receber da Prefeitura Municipal, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará).

“Eu nunca havia plantado esse tipo de sementes. Isso vai ajudar bastante a minha família, principalmente agora, que estamos vivendo essa crise por causa do coronavírus. Minhas freguesas já até estão fazendo encomenda”, contou.

O projeto de distribuição de sementes especiais da Prefeitura de Marituba foi dividido em quatro etapas e já beneficiou 35 famílias de pequenos agricultores, que vivem em comunidades carentes do município. Cerca de 250 quilos de sementes, do tipo “BRS Sol da Manhã”, já foram entregues durante o mês de junho. Essa variedade é uma alternativa para o mercado por possuir grãos duros e alaranjados e adaptável em solos de baixa fertilidade natural, além de ser eficiente no uso de nitrogênio.

Segundo a engenheira agrônoma da Prefeitura de Marituba, Camila Silva, a seleção dos agricultores cadastrados é coordenada pela Sedap e Emater. “Os agricultores poderão usar o milho para venda, consumo próprio, fabricação de receitas e também na alimentação de animais”.

Presente no momento da entrega das sementes para os pequenos agricultores, o prefeito Mário Filho aproveitou para escutar as demandas da comunidade. “Este é um projeto que visa à garantia de renda e melhoria na qualidade de vida destas pessoas, além do incentivo ao setor agrícola”, afirmou.

Ele disse ainda que a Prefeitura de Marituba pretende beneficiar com projetos semelhantes muitas outras famílias de baixa renda, principalmente agora neste período de pandemia.

Texto: Talytha Araújo
Fotos: Fernando Nobre

Tags

Agricultura emater Marituba Produção Rural SEDAP

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder