ACOLHIMENTO

Funpapa realiza programação junina para pessoas assistidas pelo município

Nesta sexta-feira, 26, a Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar) promoveu o Arraiá Junino para os 22 usuários atendidos pelo espaço. A atividade é resultado de uma oficina de convivência em alusão a quadra junina. O espaço é vinculado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão da Prefeitura de Belém.

Silvana Rabelo, coordenadora da Camar explica que o espaço tem como objetivo garantir condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

“A casa funciona com atividades diferenciadas que compreendem acolhida noturna, alimentação, descanso, atendimento médico e psicossocial, lazer, capacitação profissional, encaminhamento, entre outras providências”, pontuou a coordenadora.

A oficina de convivência junina foi ministrada pela pedagoga Misayo Fujii, que durante o mês de junho promoveu diversas atividades de música, dança, artesanato. A decoração do Arraiá foi feita pelos usuários. “Fizemos uma série de dinâmicas, brincadeiras e oficinas. Tudo que está ornamentado no Arraiá foi feito por eles. E a gente busca trabalha a concentração, socialização e descontração”, disse.

Entre os usuários estava o cubano Horácio Enamorado, 47, há seis meses atendido pelo espaço. “Vim para o Brasil por conta da crise. Sou professor de educação física e estou sendo bem atendido. Gosto de todos. A festa junina não é uma festa típica do meu país, mas é muito divertida também”.

O espaço tem capacidade de atender 50 pessoas. Há um cronograma mensal de oficinas dentro da realizada dos usuários. Geralmente, os usuários buscam oficinas profissionalizantes, porém a preocupação da equipe assistencial é aliar atividades que possam trabalhar o emocional dessas pessoas que muitas vezes estão distantes das famílias, especialmente nesse momento de pandemia da Covi-19.
 

Tags

funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder