RESULTADOS

Guarda Municipal divulga balanço trimestral das ações realizadas durante a pandemia

A Guarda Municipal de Belém divulgou nesta sexta-feira, 26, o balanço das operações de fiscalizações realizadas pela instituição no período de 20 de março a 20 de junho, durante ações em cumprimento ao decreto municipal que restringiu o funcionamento de diversas atividades no município, como medida de prevenção ao novo Coronavírus. De acordo com o balanço, 685 fiscalizações foram realizadas pela corporação no município de Belém e seus distritos.

Durante os três meses de operações, foram contabilizadas 6.736 ligações via disque denúncia sobre diversas irregularidades, sendo 2.855 denúncias somente no mês de maio. O balanço apontou ainda que as filas nas agências bancárias receberam 108 orientações sobre distanciamento. Já as feiras livres foram visitadas 62 vezes pelos agentes da segurança municipal e 168 fiscalizações noturnas foram efetuadas em orlas e bairros para dispersão de pessoas e fechamento de estabelecimentos não essenciais.

Barreiras - Durante as operações, mais de mil pessoas foram retiradas das praias nas ações diurnas. Na vigência do decreto de lockdown, a GMB realizou barreiras de fiscalização para impedir que as pessoas descumprissem as medidas previstas no decreto, gerando  9628 abordagens em carros, motos e transportes públicos, resultando em 591 autuações por descumprimento. Mais de mil máscaras foram distribuídas para transeuntes.

Ações - De acordo com o Inspetor geral da GMB, Guilherme Freitas, a instituição vem atuando ativamente, com ações de combate à pandemia, seguindo as diretrizes e determinações das autoridades. “A Prefeitura de Belém, no início da pandemia, determinou uma série de medidas e ações de orientação de combate à doença”, comentou o inspetor.

Ainda segundo ele, as primeiras etapas das ações foram de restrição e agora o trabalho já se encontra na fase de retomada gradual da economia. “Os guardas estão diariamente em operação no combate a Covid-19. Já passamos por diversas etapas durante esses três meses, seguindo sempre as mudanças das medidas do decreto. Nossas ações tem contribuído para que o índice de contaminação não aumente", contou.

Música - Além das fiscalizações, a Guarda também levou conforto às famílias em quarentena, com a ação "Som em Movimento", que levou boa música para 16 bairros da cidade. As ações de fiscalizações da corporação permanecem até a vigência do decreto, além do policiamento de rotina executado no município e seus distritos. 

Tags

Coronavírus guarda municipal

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder