CONQUISTAS

Avanços significativos marcam a celebração pelo Dia Mundial do Orgulho LGBTI

O Dia Mundial do Orgulho LGBTI (gay, lésbica, bissexual, travesti, transexual e intersexual), celebrado neste domingo, 28, marca uma série de conquistas e lutas da comunidade LGBTI. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a data não terá programação presencial, mas será lembrada por avanços significativos nas políticas públicas para a cidadania.

Em Belém, a Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS) apoia diversas ações voltadas para a comunidade LGBTI . “Desde a criação da CDS que prestamos apoio para vários eventos, como a Parada LGBTI, casamento homoafetivo, capacitações e caminhadas que são importantes para conscientizar toda a sociedade”, detalhou Cledson Sampaio, titular da coordenadoria. “Hoje é um dia de reflexão da nossa luta e também para comemorar nossas vitórias como a união estável entre pessoas do mesmo sexo, combate à discriminação, além do nome social, entre outras”, completou. 

A CDS oferece uma série de serviços aos usuários que procuram o espaço em busca de atendimento. “Estamos em parceria com a Câmara Municipal de Belém na emissão de documentos para LGBTI e também em parceria com a Funpapa na distribuição de cestas básicas”.  

A Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS e Hepatites virais de Belém, em parceira com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Belém, realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuindo autotestes para HIV, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (Prep).

Direitos - A data pelo Dia Mundial do Orgulho LGBTI foi instituída por conta do aniversário da Revolta de Stonewall, em 1969, quando a comunidade LGBTI enfrentou a polícia de Nova York por causa da constante repressão em locais que frequentavam, como o bar Stonewall Inn. O episódio é considerado um marco da luta por direitos humanos ao redor do mundo. 

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder