TUTORES
A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou no último fim de semana a validação dos cadastros dos tutores de animais interessados em fazer parte dos benefícios da rede de saúde no Hospital Público Veterinário Dr. Vahia.
A validação do cadastro se dá por meio da confirmação de renda mensal dos tutores, que deve ser de até dois salários mínimos, e participação na palestra de posse responsável promovida pela equipe veterinária do CCZ.
Cerca de 50 pessoas participaram das palestras, que foram realizadas no turno da manhã e tarde, com o objetivo de orientar os tutores acerca do funcionamento do hospital e sobre os deveres e direitos do responsável do animal, segundo a legislação.
Para a médica veterinária Márcia Alves, além de validação do cadastro, a equipe do CCZ se preocupou em dar orientações para a garantia do bem-estar do animal. “É importante orientar e educar os responsáveis com informações sobre como cuidar de seus pets em todas as fases de suas vidas, além de conscientizar sobre a prática do abandono de animais e com isso evitar a proliferação de zoonoses”, disse.
O Hospital Veterinário ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde. Além disso, terá capacidade para realizar mensalmente 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.
A educadora infantil Alessandra Silva, tutora de nove animais cadastrados, conta que a palestra foi emocionante e esclarecedora, e que as orientações recebidas irão agregar positivamente nos cuidados com seus pets.
“Eu amo meus animais, faço o que for preciso por eles. Por isso eu fiquei muito satisfeita em saber nessa possibilidade de acesso gratuito à saúde dos nossos pets. A palestra foi maravilhosa, eu agradeço a toda equipe envolvida nesse projeto”, disse ela.
Para as pessoas que já se cadastraram, o agendamento para a validação será avisado pela equipe do CCZ por meio do telefone disponibilizado no pré-cadastro.
Serviço: O Centro fica localizado na avenida Augusto Montenegro, km 11, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci.
Tags
sesma
Relacionadas
-
SAÚDE INTEGRAL
Integração entre serviços e ensino é o foco do PET Saúde, lançado em Belém, nesta terça-feira, 16
-
SAÚDE E SEGURANÇA
Reunião na Sesma discute protocolos para retomada de eventos em Belém
-
CONSCIENTIZAÇÃO
Serviços municipais em prol da saúde e bem-estar animal são destaque em evento
-
RETOMADA
Decreto municipal libera o funcionamento de barracas e quiosques dos distritos e ilhas
-
SAÚDE
Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça importância do exame
-
PROTEÇÃO
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada para até 30 de junho
-
PROJETO
UPA’s recebem auxílio de cooperação entre Sesma e HCor de SP para tratamento da Covid-19
-
PREVENÇÃO
Sesma inicia nova fase de vacinação contra a gripe na segunda, 11
-
SAÚDE
Sesma promove capacitação para servidores de UPAs e hospitais
-
JUSTIFICATIVA
Sesma anuncia adiamento de abertura de HPSM do Guamá por atraso de entrega de equipamentos