Homenagem
Referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, iniciou a semana com uma homenagem aos seus colaboradores que venceram o novo coronavírus (Covid-19). Com tantas incertezas sobre a doença, para quem está na linha de frente do combate da doença, o retorno ao trabalho é sinônimo de um recomeço.
Em homenagens a esse momento de retorno, o hospital distribuiu mudas de plantas aos seus colaboradores. As mudas fazem parte do projeto Semear, voltado para sustentabilidade. O Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, entrega as mudas em latas de leite em pó personalizadas com pinturas e desenhos. As latas foram reaproveitadas após o uso pelo Serviço de Nutrição e Dietética.
Janilda Gouvêa, de 49 anos, auxiliar de higiene e limpeza desde a inauguração do Hospital, em 2015, foi uma das homenageadas. Para ela, o presente tem uma simbologia especial, uma nova chance de vida. “Eu tive a doença, e foi muito difícil, às vezes achei que não ia conseguir. Ficar longe da minha mãe e dos meus filhos foi doloroso também. Mas eu me recuperei, hoje estou aqui, junto com outras pessoas que também se recuperaram, e todos nós tivemos uma segunda chance e vencemos essa doença”, disse.
A analista de sustentabilidade do Oncológico Infantil, Beatriz Garcia, ressalta que a homenagem foi uma forma diferente que o hospital encontrou de demonstrar a gratidão pela saúde dos colaboradores. “Diariamente nossos colaboradores semeiam amor. Para alguns deles foi necessário recomeçar e é bom tê-los novamente, agora com raízes mais fortalecidas”, explica Beatriz.
Ainda no lançamento do projeto Semear, os colaboradores receberam também brindes embalados em papel reciclável, e puderam escrever boas práticas de sustentabilidade para colocar na árvore sustentável do Semear. Todo o material utilizado na ação foi produzido com materiais reutilizáveis, como papelão, rolos de papel higiênico, pastas de papel com avaria, barbantes, entre outros.
A ação também foi uma forma de alertar para a importância de ações de sustentabilidade na pandemia, seguindo a linha de discussões proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A ONU tem ampliado discussões sobre as consequências da degradação do meio ambiente e o surgimento de diferentes tipos de vírus. Por isso, é importante conscientizar e estimular boas ações nesse momento como o reaproveitamento de recicláveis e com a doação, que impacta positivamente na biodiversidade”, complementa a analista.
Para Viviane Lesses, Gerente de Qualidade da unidade, o projeto Semear traz uma reflexão sobre o valor da vida. “As plantas significam o renascimento, o semear de um novo dia, uma nova história que nossos profissionais podem contar. Queremos que essa mensagem seja propagada dentro e fora do hospital. Será também uma forma de disseminarmos a mensagem de esperança e de acolhimento aos nossos pacientes na sua alta. Quando eu cuido do meio ambiente, eu cuido do outro”, afirma.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
Tags
Coronavírus Oncológico Infantil Saúde
Relacionadas
-
IMUNIZA
Sesma garante vacinação contra Covid-19 para 100% dos profissionais dos Prontos Socorros Municipais
-
Coronavírus
Colaboradores do Hospital Regional em Paragominas são vacinados contra a Covid 19
-
IMUNIZAÇÃO
Prefeitura inicia a vacinação nas unidades de saúde de Belém
-
Vacinação
Vacinação contra Covid-19 é marcada por emoção e esperança no Hospital Regional Público da Transamaz
-
Coronavírus
Vacinação de indígenas do Médio Xingu contra a Covid-19 terá apoio logístico da Norte Energia
-
Vacinação
Prefeito de Paragominas aplica a primeira vacina contra COVID19 no município
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.