RETORNO

Academias reabrem no dia 06 de julho com medidas de segurança e higiene

As academias de Belém reabrem no próximo dia 6 de julho, seguindo os protocolos de segurança e higiene publicados no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 26 de junho. O decreto detalha as regras elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em conjunto com entidades do setor de academias, que deverão ser seguidas pelos estabelecimentos a partir do retorno das atividades.

Entre as medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos estão determinações como: estabelecer agendamento de alunos com acesso à academia para a prática das atividades com limite de 1h de permanência para cada aluno uma única vez ao dia; reduzir o fluxo e permanência de pessoas (clientes e colaboradores) no estabelecimento à capacidade de 50% da área total; fica proibida a prática de esporte de contato ou com aglomeração, tipo lutas, aulas de ginásticas coletivas, treino funcional em grupos, além de centros de natação, hidroginástica ou espaços de academias que possuam piscinas; fica estabelecido o horário de funcionamento das academias das 06h às 22h e com no mínimo 3 intervalos ao longo do dia de 30 minutos cada para limpeza geral.

Protocolo - Para a representante da Associação Brasileira das Academias (ACAD) e participante do Comitê de Retomada montado pela prefeitura, Henriette Segtowich, os estabelecimentos vão cumprir com todas as medidas descritas no protocolo. “Foi um documento criado em parceria e baseado em protocolos de outros locais que abriram, mas sempre preservando vidas. As academias estão preparadas para cumprir”, comentou.

Henriette destacou ainda, que o protocolo de segurança foi amplamente discutido entre os representantes do setor e a Sesma em diversas reuniões do comitê e as partes chegaram a um consenso. “Desde a primeira reunião estamos debatendo esse protocolo. Inclusive, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) também fez parte desta criação e se prontificou em ajudar na fiscalização”, comentou.

Retomada - O anúncio da liberação das atividades já havia sido feito na última quinta-feira, 25, pelo prefeito Zenaldo Coutinho, após reunião com representantes do setor. “As academias abrem no dia 06 de julho com 50% da capacidade. Não poderá haver aulas coletivas nestes locais, entre outras regras”, anunciou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

As academias estão entre as demais atividades que fazem parte do plano de retomada econômica da capital, após um período de fechamento para evitar a propagação do novo Coronavírus. Entres os setores que já retornaram ou foram liberados, mas com restrições, estão o comércio informal, os shopping centers e os restaurantes e lanchonetes, que retornam no dia 1º de julho.

O decreto completo pode ser consultado aqui.

Tags

Coronavírus sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder