Justiça
A Promotoria de Justiça de Parauapebas se manifestou pela extinção da ação civil pública, uma importante atuação resolutiva do Ministério Público do Estado, que possibilitou a nomeação e posse de 125 aprovados no concurso público da Prefeitura (Edital 001/2014).
A ação foi ajuizada em 2017, após investigação do Ministério Público, que apurou que vários candidatos convocados dentro do número de vagas, no prazo de validade do concurso, não haviam assumido os cargos, por terem desistido ou não cumprido os requisitos para a posse.
Porém os cargos não foram preenchidos pela Administração pública com os aprovados no concurso que ainda constavam da lista. Ao invés disso, a Prefeitura preferiu contratar servidores temporários. Por isso o ingresso pela Promotoria com a ação judicial.
No decorrer da ação o Ministério Público firmou acordo com o Município por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a Prefeitura reconheceu a necessidade de nomeação dos aprovados. Pelo acordo, o Município obrigou-se a nomear e dar posse a 125 candidatos aprovados nas áreas auxiliares administrativos (109), eletricistas (6), assistentes sociais (3), engenheiros eletricistas (2), agentes de combate às endemias (2), administrador (1) e enfermeiro (1).
O Município informou que cumpriu o ajustamento firmado, tendo realizado a nomeação para 155 cargos públicos. Foram juntados os termos de posse comprovando o preenchimento dos referidos cargos.
“Avalio que o acordo firmado pelo Ministério Público foi frutífero, possibilitando a nomeação dos candidatos aprovados, estando, portanto, satisfeita a demanda, manifestei-me, portanto, pela extinção da ação, posto que resolvido o mérito”, disse o promotor de Justiça Emerson de Oliveira.
Tags
Concurso justiça MPPA Pará Parauapebas
Relacionadas
-
Na Terra Firme
Concurso de marchinha carnavalesca mobiliza comunidade da Terre Firme
-
Tecnologia
Susipe inicia testes para vídeo-audiências no Complexo de Santa Izabel
-
Finanças Publicas
Programa de regularização fiscal é apresentado a governadores da Amazônia
-
Justiça
Quase 300 detentos são ouvidos em mutirão carcerário
-
Justiça
Defensoria Pública realiza casamento de condenado a 123 anos de prisão
A Defensoria Pública do Estado do Pará realiza nesta segunda-feira, 7, o casamento civil de Jacob Soriano dos Santos Filho, 29 anos, condenado a 123 anos de prisão, com a comerciante Tatiana Cavalcant... -
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Justiça
Presidentes dos Tribunais de Justiça são recebidos em jantar no Polo Joalheiro
-
Justiça
Mutirão de Cidadania comemora Dia do Defensor Público
Um grande mutirão de cidadania está marcado para o dia 17 de maio, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), a partir das 8 horas. A programação é comemorativa ao Dia do Defensor Público, que transc... -
justiça
Mais de 700 processos já foram avaliados em mutirão carcerário no interior do Pará
-
Justiça
Defensorias coordenam revisão do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O Pará registrou, nos primeiros três meses deste ano, oito casos de tráfico de pessoa. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10), durante reunião técnica de trabalho em que as Defensorias Públ...