Exemplo

Aluno da UFPA está entre os 10 destaques no Prêmio Universitário do Ano

Orlando Haber é o único representante da UFPA e do Norte do Brasil na competição.

O universitário Orlando Haber, estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), é um dos dez finalistas do Prêmio Estudante Universitário do Ano DSM, que premia os estudantes que se destacaram no desenvolvimento do empreendedorismo social durante a vida acadêmica. Agora, para que ele possa ser o universitário selecionado, Orlando precisa ter o maior engajamento com seu vídeo de apresentação, disponível nos perfis da Enactus Brasil, tanto no Facebook quanto no Instagram. O grande vencedor do concurso será conhecido durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2020, evento virtual realizado entre 14 e 16 de julho, com a participação de CEOs de grandes empresas e acadêmicos de todo o Brasil.

Dedicação, trabalho duro, paixão e integralidade são alguns dos requisitos que serão levados em consideração para a escolha do universitário do ano. Características que fazem parte do dia a dia do representante da UFPA na competição. Aos 23 anos, Orlando conta que nunca foi acomodado, mas, de uns anos para cá, tem se tornado no que ele define como "um incomodado". E foi justamente esse incômodo que o fez ver o mundo por outro ângulo e despertou nele o desejo de provocar transformações e ajudar outras pessoas. "Sempre soube que queria fazer a diferença. Mais ainda: quando entrei na UFPA, senti-me na obrigação de retornar à sociedade, de alguma forma, o investimento que venho recebendo. Então, o empreendedorismo social surgiu justamente como essa oportunidade", afirma.

A trajetória do estudante no empreendedorismo social começou em 2018, quando entrou no Time Enactus UFPA, integrando a equipe do Costuraê, projeto que visa empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica por meio de capacitações sobre corte, costura e modelagem, promovendo a independência financeira dessas mulheres. Em seguida, o estudante de jornalismo foi líder do setor de Captação de Recursos do Time, até 2019, quando foi eleito presidente da organização. A gestão de Orlando à frente da Enactus é marcada pelo impacto direto na vida de cerca de 17 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Uma dessas pessoas é a dona Eliana Silva Muniz, beneficiária do Costuraê. "No momento em que eu mais precisei, ele me ajudou. Não só a mim, mas como todas as minhas amigas do projeto", conta a dona de casa. A expansão da Rede Enactus para o interior do Pará, como a criação do Time Enactus UFPA do Campus de Altamira, também teve destaque em sua gestão. No contexto pandêmico atual, Orlando foi o representante da Região Norte no Comitê de Crise da Enactus Brasil, montado para traçar estratégias de enfrentamento à Covid-19 no país.


Impactar pessoas: é assim que o estudante define seu grande objetivo na Enactus. Altruísta, Orlando divide o mérito de estar concorrendo ao título com todo o Time e expressa a sensação de ser o representante da maior Universidade da Amazônia e do Brasil no concurso. "Eu amo a UFPA, defendo-a e, por isso, não poderia estar mais orgulhoso em representá-la. Essa é a colheita depois de um ciclo intenso e completamente alheio a tudo que pudéssemos esperar. Sabia da minha responsabilidade em liderar a gestão nessa crise e de garantir que as nossas comunidades seguissem amparadas, apesar da pandemia. Não apenas pelo meu trabalho, mas com o de todos que tornam a Enactus UFPA uma organização resiliente todos os dias", completa. 
Como ajudar para que o Orlando seja o estudante universitário do ano

Acesse os perfis da Enactus Brasil no Facebook e Instagram. Lá você encontrará o vídeo de apresentação do representante da UFPA e, então, você precisa curtir e comentar na publicação para que gere engajamento. Assim, o Orlando tem mais chances ser o estudante universitário do ano.


Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA e suas iniciativas.
 

Tags

Belém destaque Empreendedorismo Enactus UFPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder