CIÊNCIA




Foto: Oswaldo Forte
O prefeito Zenaldo Coutinho participou na manhã desta terça-feira, 7, da 1º Oficina de implementação do Centro de Desenvolvimento Regional/Pará da Região Metropolitana de Belém. O evento foi realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), no bairro de Nazaré, pela Associação BioTec-Amazônia, responsável pela implementação de Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) no Estado.
A oficina reuniu de forma presencial e remota, prefeitos dos municípios de Ananindeua, Barcarena, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara, Santa Izabel e Santo Antônio do Tauá, além de representantes de outros órgãos, universidades e do senador da república, Zequinha Marinho.
O objetivo do encontro foi para esclarecer a forma e apresentação de trabalho para o CDR na região amazônica. “Essa costura com os atores fundamentais já vem sendo realizado na BioTec, com as assinatura de Acordos de Cooperação, trabalho que teve inicio lá em 2018“, disse o Coordenador do Centro de Desenvolvimento Regional/ Pará Região Metropolitana de Belém (RMB), José Seixas Lourenço.
“A integração de diferentes instituições na busca do conhecimento cientifico da nossa biodiversidade, faz com que possamos agregar e facilitar. Acelerar o desenvolvimento é uma forma de juntar forças e instituições na busca de materialização. A Prefeitura de Belém se alia nas busca de utilizarmos o Centro Regional como uma grande área de convergência de ciência”, afirmou Zenaldo Coutinho.
Projeto – O CDR é um projeto que objetiva a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular a economia da região e fomentar a geração de emprego e renda, fator primordial no desenvolvimento regional.
“A iniciativa de trazer o centro de desenvolvimento regional para a nossa região metropolitana congrega a ciência, tecnologia e o conhecimento da nossa biodiversidade, além da busca de caminhos inovadores de desenvolvimento, por isso é festejada pela cidade”, comentou o prefeito.
A coordenação geral do projeto é do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGGE), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e que já desenvolve, atualmente, projetos piloto em Campina Grande (PB), Bagé (RS), Itapeva (SP), Brasília (DF) e Triângulo Mineiro, além de Belém.