Erro de geografia

Ministro das Comunicações diz que 87% da Amazônia é formada por Mata Atlântica

A declaração do ministro Fábio Faria viralizou nas redes sociais e gerou crítica dos internautas

Em entrevista à CNN Brasil, na noite desta quinta-feira (9), o ministro das comunicações, Fábio Faria (PSD-RN) afirmou que a Amazônia é formada por 87% de Mata Atlântica. A declaração equivocada foi dada após o titular da pasta de Comunicações do governo federal ser questionado sobre a busca por melhoria da imagem do Brasil. Faria afirmou que a região amazônica é composta pela Mata Atlântica, quando na verdade a Mata Atlântica se trata de outro bioma, distribuído na faixa litorânea do Brasil.

"Se você chegar em Manaus e pousar e se você quiser ver mata atlântica, você fica ali três horas sem parar vendo mata atlântica atrás de mata atlântica. Mas se você quiser fazer o que muitos jornalistas do exterior fazem, vai mostrar região onde tem algumas queimadas. No total da Amazônia, nós temos 87% de mata atlântica e 13% de queimadas", declarou o ministro. 

"O Brasil precisa mostrar a verdadeira Amazônia, não a que estão vendendo no exterior, como se estivéssemos numa grande fogueira, o que não é verdade. A imagem lá fora não é boa", completou.

A declaração imprecisa de Fábio Faria viralizou nas redes sociais e gerou crítica dos internautas. Confira o vídeo:

Hoje a tarde, nas redes sociais, o ministro pediu desculpas pela gafe e escreveu " Obviamente eu sei que [o bioma] é tropical e falei mata atlântica. O que importa mesmo é nos unirmos em defesa do Brasil. Deixamos claro que o agronegócio não precisa do desmatamento ilegal. Nossa legislação ambiental é uma das mais rigorosas do mundo e o governo seguirá trabalhando pela preservação do ecossistema brasileiro". 

A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa do país, atingindo áreas de 17 estados. “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Os Biomas Brasileiros correspondem ao conjunto de ecossistemas que existem no país

 

Nesta quinta-feira (09), um grupo de ministros se reuniu com investidores estrangeiros para explicar as políticas que o país tem colocado em prática para conter a devastação da Amazônia. Em coletiva logo em seguida da reunião, o vice-presidente, Hamilton Mourão, defendeu a política adotada pelo governo e disse que confia no trabalho de Salles no Ministério do Meio Ambiente.

“A política traçada pelo governo do presidente Bolsonaro e executada pelo ministro Ricardo Salles é muito clara: ele coloca que proteger e preservar não vai ocorrer se nós não nos desenvolvermos. São aspectos que tem que andar juntos”, disse Mourão.
 

Tags

Amazônia biomas brasileiro Governo Federal mata atlântica Meme Ministro das Comunicações Política

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder

      15 Minutes Ago

      Antonio Jefferson Cole

      Você acredita que o Herpes tem uma cura permanente? Meu nome é Antonio Jefferson Cole, estou em Salt Lake City, Utah. Gastou muito dinheiro semanalmente na compra do popular Valtrex e, às vezes, do Aciclovir, para suprimir meus surtos de herpes, conforme prescrito para mim no hospital. Quem tem herpes pode atestar isso, com todas as dores e sintomas embaraçosos. Infelizmente, descobri que esses produtos recomendados pelo hospital freqüentemente não são eficazes para cuidar do problema, mas fazem com que você gaste todo o seu dinheiro. O remédio herbal da DR.WATER chegará à raiz da causa e curará você completamente, em vez de suprimir os surtos com medicação. E você será mais feliz, saudável e livre de surtos. Ele também tem remédios à base de plantas que podem curar o HIV, HPV, hepatite e assim por diante. Ele é o maior de todos os curandeiros de ervas. Seu email é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número do Whatsapp: +2349050205019. Você pode contatá-lo e obter uma cura permanente para o câncer de herpes genital e oral, HIV AIDS ou pulmão ou doença de Alzheimer.


      • in this conversation
          Media preview placeholder