Erro de geografia
Em entrevista à CNN Brasil, na noite desta quinta-feira (9), o ministro das comunicações, Fábio Faria (PSD-RN) afirmou que a Amazônia é formada por 87% de Mata Atlântica. A declaração equivocada foi dada após o titular da pasta de Comunicações do governo federal ser questionado sobre a busca por melhoria da imagem do Brasil. Faria afirmou que a região amazônica é composta pela Mata Atlântica, quando na verdade a Mata Atlântica se trata de outro bioma, distribuído na faixa litorânea do Brasil.
"Se você chegar em Manaus e pousar e se você quiser ver mata atlântica, você fica ali três horas sem parar vendo mata atlântica atrás de mata atlântica. Mas se você quiser fazer o que muitos jornalistas do exterior fazem, vai mostrar região onde tem algumas queimadas. No total da Amazônia, nós temos 87% de mata atlântica e 13% de queimadas", declarou o ministro.
"O Brasil precisa mostrar a verdadeira Amazônia, não a que estão vendendo no exterior, como se estivéssemos numa grande fogueira, o que não é verdade. A imagem lá fora não é boa", completou.
A declaração imprecisa de Fábio Faria viralizou nas redes sociais e gerou crítica dos internautas. Confira o vídeo:
Hoje a tarde, nas redes sociais, o ministro pediu desculpas pela gafe e escreveu " Obviamente eu sei que [o bioma] é tropical e falei mata atlântica. O que importa mesmo é nos unirmos em defesa do Brasil. Deixamos claro que o agronegócio não precisa do desmatamento ilegal. Nossa legislação ambiental é uma das mais rigorosas do mundo e o governo seguirá trabalhando pela preservação do ecossistema brasileiro".
A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa do país, atingindo áreas de 17 estados. “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
Nesta quinta-feira (09), um grupo de ministros se reuniu com investidores estrangeiros para explicar as políticas que o país tem colocado em prática para conter a devastação da Amazônia. Em coletiva logo em seguida da reunião, o vice-presidente, Hamilton Mourão, defendeu a política adotada pelo governo e disse que confia no trabalho de Salles no Ministério do Meio Ambiente.
“A política traçada pelo governo do presidente Bolsonaro e executada pelo ministro Ricardo Salles é muito clara: ele coloca que proteger e preservar não vai ocorrer se nós não nos desenvolvermos. São aspectos que tem que andar juntos”, disse Mourão.
Tags
Amazônia biomas brasileiro Governo Federal mata atlântica Meme Ministro das Comunicações Política
Relacionadas
-
negócios sustentáveis
Projeto do IPÊ em parceria com o Linkedin leva capacitação a empreendedores da Amazônia
-
Florestas comunitárias
Manejadores de Resex no Pará recebem equipamentos doados pela STIHL
-
audiovisual
Mostra de Cinema apresenta obras produzidas por estudantes do Marajó
-
DOCBIO
Documentário da UFPA mostra trajetória do pesquisador Otacílio Amaral
-
Florestas Brasileiras
Biblioteca digital do IFT foi acessada em 95 países em 2020
-
Amazônia
Reserva Extrativista no Marajó inicia extração sustentável de madeira
-
Amazônia
Comunidades ribeirinhas ganharão biblioteca flutuante com materiais recicláveis
-
Amazônia
Política antiambiental da gestão Bolsonaro incentiva o desmatamento, afirma pesquisadora da UFPA
-
TRADIÇÃO
Devoção por São Benedito marca a história e a cultura de Bragança
-
Oeiras do Pará
Moradores da Resex Arióca Pruanã (PA) recebem autorização para manejo florestal