Educação

Professor da UFPA é finalista no Prêmio Professor Universitário do Ano

Augusto Lacerda é o único representante da UFPA e do Norte na premiação.

O professor José Augusto Lacerda, Coordenador de Empreendedorismo na Agência de Inovação (UNIVERSITEC), é um dos dez finalistas do Prêmio Professor Universitário do Ano, promovido pela Rede Enactus Brasil em parceria com a Tilibra. O grande vencedor será anunciado ainda nesta semana, durante a transmissão on-line do Evento Nacional Enactus Brasil 2020 (ENEB).

A relação de Augusto Lacerda com a UFPA já dura duas décadas. Aluno da escola de aplicação (NPI) por mais de 10 anos, ele também fez seu doutorado na Universidade, na qual tem atuado como professor desde 2015. Foi nessa trajetória que ele encontrou um dos mais instigantes desafios de sua carreira: ser o conselheiro responsável pelo Time Enactus UFPA e mentorar estudantes dos mais diferentes cursos no desenvolvimento de projetos e negócios de impacto.

"Fui convidado para o cargo em junho de 2016, um ano após a fundação do Time. Nunca tinha conduzido projetos de extensão ou pesquisa com tantos membros, mas logo me encantei com a dinâmica desses jovens. Desde então, a história é de muito trabalho, consistência e amizade. Criam-se produtos e serviços em diferentes segmentos, parcerias com inúmeras empresas e, sobretudo, líderes engajados com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. E é graças ao comprometimento deles que, de lá para cá, tivemos a honra de representar por dois anos seguidos a UFPA e o Brasil o Vale do Silício", conta Augusto Lacerda.

Enactus_WorldCup_2019

O objetivo do Prêmio Professor Universitário do Ano é reconhecer o (a) conselheiro(a) que mais se destacou no acompanhamento do Time Enactus de sua Universidade e que desenvolveu atividades para empoderar alunos com capacidade de criar oportunidades empreendedoras para outras pessoas.

Em quatro anos atuando como conselheiro do Time Enactus, essa é a terceira vez que Augusto Lacerda é selecionado à final da premiação. A primeira indicação veio em 2017, quando o representante da UFPA conquistou a segunda colocação. Em 2019, ele foi o grande vencedor. Por causa disso, ele deseja que outro professor receba o título esse ano. "Penso que, com tantos docentes fazendo um belo trabalho nos quatro cantos desse país, repetições (contínuas) não são interessantes. Temos que ter em mente que o todo fortalece as parte, não o contrário. Ademais, estar entre os dez já me alegra bastante", pontua.

Em 2020, a Enactus UFPA também está concorrendo ao segundo título de campeão nacional no ENEB, e o professor faz questão de ressaltar: "fico muito feliz em ver que, já há algum tempo, somos um dos Times mais destacados entre os 120 que integram a Rede brasileira. Nada mais justo, pois somos da UFPA, uma universidade de referência a nível nacional".

Sobre a Enactus - Rede presente em mais de 37 países no mundo, reúne estudantes universitários em Times que, através da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável. O Time Enactus UFPA possui quatro projetos em atividade, já impactou mais de 14 mil pessoas em Belém e alcançou o primeiro lugar no campeonato nacional Enactus Brasil 2019, entre mais de 40 Universidades do país.

Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA e suas iniciativas.
 

 

Tags

Educação Empreendedorismo UFPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder