Segurança
De 13 a 15 de julho, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, promoveu o “I Arraiá da Segurança do Paciente”. O objetivo da ação foi reforçar as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, criadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e orientar os colaboradores da unidade sobre o descarte correto de resíduos hospitalares.
O festejo foi realizado seguindo todas as regras de proteção e distanciamento contra o novo coronavírus (Covid-19) e, durante os três dias, os trabalhadores participaram de diversas brincadeiras com o tema da festa, como pescaria, argolas e roleta. As atividades, além de entreter, traziam informações importantes sobre segurança do paciente.
De acordo com Rayanne Lopes, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRPT, a ação ocorreu de forma lúdica para dar leveza ao dia a dia dos colaboradores que atuam na assistência. Além disso, a profissional reforça que foram tomados todos os cuidados com o distanciamento entre os trabalhadores durante as atividades.
“Por se tratar de um cenário atípico esse pelo qual estamos passando, tivemos todos os cuidados de higienização e distanciamento. Aproveitamos o tema para trazer um pouco de suavidade à rotina dos profissionais que atuam na unidade e abordar temas relevantes na rotina de trabalho de forma divertida”, explicou Rayanne.
Após o festejo, um sorteio foi realizado para distribuição de brindes, como copos, garrafas e bolos, que foram entregues aos trabalhadores sorteados. A festa julina especial também contou com comidas e doces típicos distribuídos para todos os participantes.
A ação foi realizada em parceria com o SCIH, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Comissão de Prontuários, Coordenação de Enfermagem, Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Sustentabilidade.
Sobre a Pró-Saúde
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
Tags
Altamira HRPT Pró-Saúde Saúde Segurança
Relacionadas
-
Deputado pede implantação de novas escolas no Pará
Projeto de lei para implantação de escola militares no Estado do Pará
-
Promoção
Governo realiza maior promoção de militares da história da PM
-
Segurança
Segup alerta para prejuízos causados por trotes e virais
-
Comemoração
Solenidade celebra 132 anos do Corpo de Bombeiros no Pará
-
Segurança Pública
Programação comemorativa pelos 196 anos da PM continua neste final de semana
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Segurança
Susipe vistoria nova Central de Triagem Masculina de Santarém