Saúde
A alimentação saudável é uma das formas mais efetivas de prevenir doenças. Em uma pandemia, como a da Covid-19, se torna ainda mais necessário ingerir alimentos que possam fortalecer o sistema imunológico dos pacientes.
Atualmente, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, registra a marca de mais de 100 pacientes recuperados do vírus. Após a alta médica, eles continuam o tratamento em casa, cumprindo o isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe do hospital.
De acordo com a nutricionista do HRPT, Jéssyca Sarmento, a nutrição tem um papel importante, principalmente para fortalecer o sistema imunológico e, assim, auxiliar no combate a doença.
Mas, quais as orientações nutricionais a serem seguidas quando esse paciente recebe alta e volta para casa?
Hidratação
Na recuperação pós-contágio da Covid-19, segundo a profissional, o primeiro ponto importante a ser trabalhado é a hidratação.
“Ela (a água) é uma aliada nas infecções virais, especialmente com os pacientes que apresentaram perda de apetite, diarreia ou vômito. É importante monitorar a ingestão de água, e a recomendação é de que seja ingerido de 35 a 40 ml de água por quilo. Então, um paciente com 60 quilos precisa ingerir entre 2,1 litros a 2,4 litros em média”, explica a nutricionista.
Frutas
As frutas são companheiras na recuperação dos pacientes e uma ótima fonte de energia para o corpo humano. Segundo a nutricionista, elas precisam estar diariamente na alimentação dos usuários em recuperação. “O ideal é que sejam ingeridas três frutas por dia, assim, as vitaminas e os minerais aumentam a imunidade diante do coronavírus”, afirma Jéssyca.
Saúde intestinal
A saúde intestinal será muito importante no período de recuperação no pós-Covid-19. Segundo a nutricionista, para manter o intestino saudável, os pacientes precisam inserir na alimentação componentes probióticos e prebióticos.
“Os probióticos são os microrganismos que ajudarão a regular as substâncias inflamatórias. Podem ser encontrados, por exemplo, em iogurtes, leites e bebidas fermentadas. Já os prebióticos são componentes que a gente considera como alimentos para as bactérias intestinais, que são encontrados em alguns leites e fórmulas lácteas, na banana, cebola, entre outros”, afirma Jéssyca.
Consumo de antioxidantes
Os antioxidantes são outros aliados na recuperação dos pacientes. De acordo com a nutricionista, eles abrangem frutas, hortaliças e vegetais com a tonalidade verde escuro.
Suplementação de zinco
“O zinco tem sido muito pesquisado nos pacientes, por conta da relação no combate a resfriados e gripes. Para a alimentação, são indicadas as carnes, cereais integrais, como castanhas, leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico”, exemplifica a profissional.
Suplementação de proteína
“A suplementação de proteína auxilia na reabilitação física, juntamente com a fisioterapia, que será necessária, para aumentar a força muscular, tanto para a função pulmonar, quanto para a mobilidade desse paciente nesse período de recuperação”, finaliza a nutricionista.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Tags
Altamira Coronavírus HRPT Nutrição Pró-Saúde Saúde
Relacionadas
-
Novo ano
Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Esporte
Bicolores e Azulinos se unem pela causa da doação de sangue
-
Saúde
Hospital Regional do Marajó lança projeto de gestão por competência
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para prevenir infecção hospitalar
Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde para diminuir os danos e óbitos provocados por infecções hospitalares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou nesta sex... -
Saúde
Cardiologistas lançam publicação na Santa Casa
Os cardiologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Sérgio Brito e Tadeu Daibes, lançaram a segunda edição do livro "Manual de Eletrocardiograma" nesta sexta-feira, 21, no prédio centená...