MEDIDAS
Seguindo o plano de retomada das atividades na capital, a Prefeitura de Belém publicou durante a semana alterações no decreto de liberação de setores econômicos, baseadas em análises da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio das vigilâncias epidemiológica e sanitária do município.
Entre as novas medidas estão a ampliação da capacidade das igrejas e templos, a mudança do horário de funcionamento de barracas e quiosques localizados em praias, além da liberação da exibição de filmes em modalidade drive-in.
Igrejas - Os cultos, missas e eventos religiosos presenciais podem receber público de até 50% da capacidade do local, limitado ao total de 500 pessoas. Anteriormente os espaços poderiam receber público de até 15% da capacidade.
“Dentro da programação das atividades, a Prefeitura está autorizando que as igrejas possam contar com até 50% da ocupação”, comentou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que destacou ainda, a queda das ocorrências da doença na cidade. “Nós continuamos em queda, com uma curva descendente das ocorrências dentro da nossa cidade, mas precisamos manter os cuidados. Estamos mantendo reuniões com a epidemiologia da secretaria de saúde, obedecendo as orientações do órgão”, completou.
Outra alteração realizada e publicada foi o horário de funcionamento das barracas e quiosques de praias. Agora, os espaços podem funcionar das 7h às 17h, seguindo os protocolos de segurança, como o distanciamento, disponibilização de álcool em gel e outras medidas de higiene.
Cinema – A exibição cinematográfica só poderá ser oferecida na modalidade drive-in. De acordo com o protocolo de segurança, nos estacionamentos ao ar livre de shopping centers, fica permitida a atividade de exibição cinematográfica nesta modalidade. Em relação às medidas de higiene e distanciamento, ficou estabelecido que as áreas devem ser demarcadas mantendo a distância entre os automóveis; os clientes não poderão sair do carro, exceto em caso de emergências ou para ir ao banheiro; limite de duas pessoas por carro, ou em caso de família ou acompanhantes, até quatro pessoas; entre outras recomendações.
As medidas e protocolos de segurança podem ser consultados aqui.