QUALIFICAÇÃO

Prefeitura atende mais de 219 mil pessoas por meio do Portal do Trabalhador e Fundo Ver-o-Sol

Na última quinta-feira, 23, foram certificados 60 alunos do curso de Cuidador de Idosos, no bairro Parque Guajará. Os alunos fazem parte das 19.535 pessoas que foram qualificadas entre janeiro de 2015 a março de 2020, pelos cursos ofertados pela Prefeitura de belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol. Os cursos são oferecidos gratuitamentes para a população, com o objetivo de capacitar e formar novos profissionais para o mercado de trabalho.

Desde o início da gestão do Prefeito Zenaldo Coutinho, a Prefeitura de Belém, tem realizado diversos serviços de capacitação e qualificação profissional para a população, garantindo os direitos sociais dos belenenses. Esses e outros serviços, são ofertados por meio do Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador, órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Economia (Secon), localizados avenida Cipriano Santos, 40, em São Brás.

Ver-o-Sol - Os cursos gratuitos de qualificação em diversas áreas capacitaram 8.420 pessoas em 2015, 2.640 em 2016, 877 em 2017, 388 em 2018, 5.950 em 2019 e, de janeiro a março de 2020, foram 1.360 pessoas qualificadas. Além dos cursos que dão novas oportunidades para milhares de pessoas, a Prefeitura também garante a alimentação de pessoas em vulnerabilidade social, neste momento de pandemia, com o funcionamento do Restaurante Popular de Belém.

O restaurante atende cerca de mil pessoas diariamente, e, desde o dia 19 de março passou a fornecer o almoço em marmitas. Além desta medida, o local ganhou demarcações para evitar aglomeração de pessoas; uma área para o público lavar as mãos e, todas as marmitas são entregues higienizadas com álcool em gel. O Restaurante Popular, localizado na rua Aristides Lobo, 292, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h. O preço da marmita permanece R$ 2.

Portal do Trabalhador- Além da qualificação profissional, o Portal do Trabalhador também presta serviços de habilitação do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e intermediação de mão de obra. De janeiro de 2013 a julho de 2020, 219.554 pessoas foram atendidas no órgão. Ao todo, foram inscritos no Portal 27.804 trabalhadores, 2.458 foram encaminhados, 1.238 pessoas conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, 6.135 trabalhadores foram treinados e capacitados, 44.639 seguro desemprego foram habilitados e, 137.280 carteiras de trabalho foram emitidas.

"Nós fazemos parte do sistema nacional de emprego, com emissão de carteira de trabalho, cursos de qualificação profissional, entrada de seguro de desemprego e um dos mais destacados serviços que é o de empregar pessoas em diversas empresas que são nossas parceiras", explicou o coordenador do Portal do Trabalhador, Gilvan dos Anjos. "Esse é um serviço fundamental para a sociedade, principalmente neste momento de crise econômica instalada pela pandemia do coronavírus. Muitos postos de serviços foram fechados, então ter um espaço onde o trabalhador pode ser inserido, treinado, orientado é muito importante para a sociedade como um todo, pois  a economia da cidade também ganha", completou.

Atualmente, por conta da pandemia, os casos que necessitem de atendimento presencial, relacionado ao seguro desemprego, os interessados deverão agendar, previamente, sua visita via e-mail: portaldotrabalhador.agendamento@gmail.com.br. O atendimento para outros serviços como a emissão da Carteira Profissional de Trabalho digital, continuará sendo emitida de forma virtual. Além de outros atendimentos no qual são realizados pelo Portal.

Para informações, orientações e esclarecimentos à população, o Portal disponibilizou o número de telefone (91) 98471-7002, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

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