PREVENÇÃO








Foto: Fernando Sette
Equipes do Comitê de Segurança Municipal estiveram na orla do Portal da Amazônia na tarde de sábado, 25, orientando e fiscalizando frequentadores e ambulantes do espaço em cumprimento ao decreto municipal 96.767.
Na ocasião, 150 pessoas foram abordadas e orientadas sobre o uso obrigatório da máscara, além dos 40 ambulantes permissionários autorizados a trabalhar no dia, que também foram orientados sobre os cuidados de proteção e o horário de funcionamento no local.
O comitê é composto pela Ordem Pública, Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB). “A fiscalização não é somente pelo não uso de máscara, mas também para orientar os permissionários que usam o espaço para ganhar seu dinheiro e que precisam cumprir as regras de funcionamento. Todos têm que utilizar máscara e a higienização do estabelecimento é indispensável", disse Michel Bittencourt, coordenador da Ordem Publica.
Ainda de acordo com o coordenador, quarenta máscaras foram distribuídas e duas pessoas multadas por se recusarem a usá-las. “A maioria estava de posse da máscara, mas alguns utilizando de forma irregular”, contou.
Para o ambulante Wanderley Silva, a fiscalização contribui para manter a organização e segurança no espaço. “Eu concordo e acho de extrema importância a ação, pois evita que ambulantes não cadastrados na associação se apossem aqui da orla”, comentou. ”Aos poucos a gente vai se acostumando e as vendas vão melhorando, estávamos parados e só o fato de poder sair pra trabalhar nem que seja em dias alternados, já é de grande ajuda”, completou. Denúncias podem ser feitas pelo número 153 da Guarda Municipal de Belém.