Celebração
“Eu não sei descrever o que eu estou sentindo, é tanta emoção, meu coração está batendo forte. Obrigada por me proporcionarem esse momento especial, é meu maior presente”, descreve emocionada Ilda Campos, 44 anos. Ela é moradora de Barcarena e avó da pequena Isabela Vitória, bebê prematura, que nasceu com apenas seis meses de gestação, e luta pela vida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB).
A avó teve contato com a neta pela primeira vez, por meio da videochamada, e vibrou de alegria junto com a família, que acompanhou a ligação. A ação humanizada e de acolhimento, foi realizada pela equipe multiprofissional do HMIB, unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde no interior do Pará, junto com as mães dos bebês internados, em alusão ao Dia do Avós, celebrado no próximo domingo, 26 de julho.
“Sempre destacamos a importância do papel da família no cuidado. Com a pandemia e com as restrições para prevenção do novo coronavírus, as visitas ainda se mantêm suspensas, e para os parentes a saudade é uma realidade dolorosa. Então queremos trazer conforto e alento em um momento difícil, celebrando de forma especial uma data importante como o Dia dos Avós”, ressalta, Rayssa Nunes, terapeuta ocupacional.
Para Kelen Nascimento, mãe de Isabela, que já acompanha a bebê há mais de um mês dentro UTI, esse contato com um rosto familiar também foi emocionante. A bebê nasceu prematura, com apenas 912 gramas, e diariamente, recebe cuidados para ganhar peso e ficar totalmente recupera.
“Minha Isabela é uma lutadora, ela nasceu com apenas seis meses, prematura e tão pequena. Eu tive muito medo de perder ela, de a família não poder olhar o rostinho, de a avó dela nunca a conhecer. Agora a avó sabe que ela é linda e está crescendo. Isso foi tão importante para mim. Depois de tanto tempo longe, estamos juntos por meio dessa tela. Obrigada a todos por esse presente”, afirma a mãe.
De acordo com o psicóloga do HMIB, Daniella Dias, a ação, além de melhorar o processo de hospitalização, traz um cuidado especial na relação familiar. “Isso impacta muito na saúde emocional da mãe, refletindo na construção afetiva com o bebê. Esse processo desperta uma série de sensações e emoções que vão melhorar essa relação. É um resgate do vínculo e do apoio familiar, já que a mãe está fora do lar, por meio do cuidado humanizado”.
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS). É referência para mulheres gestantes e recém-nascidos de 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará. No interior do Estado, oferta atendimentos de média e alta complexidades nas especialidades de obstetrícia e neonatologia, entre outras.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
Tags
ASCOM HMIB Barcarena Pró-Saúde Saúde
Relacionadas
-
Novo ano
Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Saúde
Hospital Regional do Marajó lança projeto de gestão por competência
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para prevenir infecção hospitalar
Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde para diminuir os danos e óbitos provocados por infecções hospitalares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou nesta sex... -
Saúde
Sespa promove ações para ampliar a prevenção à tuberculose
O seminário “Desafios para o Controle da Tuberculose nas Populações Vulneráveis: moradores de rua, privados de liberdade e indígenas” será o primeiro de uma série de eventos que a Secretaria de Estado... -
Saúde
Cardiologistas lançam publicação na Santa Casa
Os cardiologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Sérgio Brito e Tadeu Daibes, lançaram a segunda edição do livro "Manual de Eletrocardiograma" nesta sexta-feira, 21, no prédio centená...