Cultura

União de iniciativas culturais de Santarém, Várzea Wave é um projeto totalmente independente, sem fins lucrativos, que visa juntar os artistas da amazônia em prol da criação de obras audiovisuais. O objetivo é unir forças para divulgar o trabalho desses artistas e exaltar os ritmos amazônicos, fazendo releituras em clássicos da música popular Paraense. Juntando a isso a criação e fortalecimento de novas ou atuais imagéticas regionais e ribeirinhas, como no caso de Alter do Chão, vila de Santarém.
Várzea Wave que tem esse nome devido às regiões de área de várzea no oeste do Pará, consiste na produção de releituras de clássicos da música popular Paraense interpretados por artistas da nova geração e, aliados a uma produção audiovisual que pretende mostrar novas e atuais imagéticas ressaltando a beleza do nosso estado.
O projeto que surgiu em Santarém também pretende expandir para todas as regiões do Pará, inclusive a capital, no intuito de trocar com esses novos artistas e pensar em dinâmicas de produção mais acessíveis com os artistas que estão no interior. Um Braço do projeto é também Produzir trabalhos de artistas e compositores de comunidades ribeirinhas, dado a cultura muito forte que existe nas localidades mais remotas da Amazônia Paraense. Aqui mesmo nas comunidades do Rio Arapiuns e no quilombo Pacoval já conhecemos possíveis artistas para trabalhos como esses. Mas, o projeto também pretende ter isso como uma pesquisa natural de produções para essas comunidades, pensando na criação de novos produtos artísticos que ressaltam a nossa cultura e música popular Paraense.
Unir e impulsionar os novos artistas de todos segmentos,como música, teatro, dança, poesia, artistas visuais é o que conecta o Várzea Wave em sua essência. Há muitos talentos escondidos, com vontade de fazer e produzir, mas que por falta de oportunidade, apoio ou incentivo acabam deixando de lado essa produção artística. O Warzea Wave vem pra somar e acreditar nesses talentos.
O primeiro vídeo do projeto é um cover de "Sinhá pureza" de Pinduca, interpretado pelo cantor Jow Pierre que já faz parte da cena local de Santarém a 6 anos e, é músico independente da "Nova música popular Brasileira, tendo alguns trabalhos já nas plataformas digitais. A releitura de Sinhá Pureza traz uma pegada new wave pop, mesclando o regional com batidas eletrônicas. A produção musical é de Diego Farias que também foi o produtor Audiovisual.
O Várzea já tem três novos trabalhos a serem lançados em breve e também estamos buscando parcerias com artistas referências na música popular Paraense, sejam eles do Carimbó, brega, tecno melody e entre outros. É um momento de união e fortalecimento na cultura região também com as cidades do interior, e entender essa ligação com a capital fundamental.
O projeto pretende buscar parcerias com marcas e tentar pleitear editais, para o seu desenvolvimento e sustentabilidade. O Várzea Wave é um projeto independente e colaborativo, feito na raça por jovens de Santarém, com vontade de impactar positivamente a área artística e cultural do Pará.
O cover de sinhá pureza já está no youtube desde a última sexta feira.
Nosso instagram é @varzeawave.
LINK DO VIDEO NO YOUTUBE
https://youtu.be/vY9Kdg4SOnY