Cultura

Campanha “Mercado Preto é Saúde” do Festival Exú fortalece empreendedores negros paraenses

Ação realizada pelo Festival Exú com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro em Belém no contexto da pandemia.

A campanha "Mercado Preto é Saúde" é uma ação realizada pelo Festival Exú com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro em Belém no contexto da pandemia. Ela consiste na venda online dos Afroboxes, kits que reúnem produtos e serviços de diversos empreendimentos da cidade e região metropolitana e contêm artigos de moda, literatura, autocuidado, artes gráficas, cheiros e sabores e prevenção à Covid-19.


Os empreendedores negros no mercado paraense são impactados, não só pelo racismo, como também, economicamente, no atual cenário. Pensando em estratégias para aquecer essa economia e proteger a saúde da população preta ajudando a mantê-la em casa, o Festival Exú lança a campanha.
 
Os AfroBoxes reúnem diversas marcas do afroempreendedorismo local. As mercadorias vêm embaladas em paneiros, produzidos de forma artesanal, com matéria-prima da região e que podem ser reutilizados. A segunda fase dos AfroBoxes, que será lançada no início de agosto, incluirá culinária, serviços e produtos para crianças. 

Os Afroboxes são vendidos para todo o Brasil e para comprar é necessário acessar a loja virtual do Festival Exú (https://loja.festivalexu.com.br/) , escolher um box montado ou montar o seu. As entregas locais (Belém e Ananindeua) são realizadas aos sábados com uma taxa fixa no valor de R$10; as externas são feitas via Correios com o frete calculado conforme a localização de destino.


O valor de cada produto é repassado integralmente aos empreendimentos que fazem parte da campanha, sem qualquer cobrança de taxas, contribuindo para a geração de renda, escoamento da produção e divulgação de empreendimentos negros da região amazônica.
A iniciativa é patrocinada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) através do edital 004/2018 para Projetos de relevância Social e tem apoio da Fundação Tilde Setúbal através do fundo emergencial para Covid-19 "Enfrente".

Instagram:

@exufestival
https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1j9ofo8hgiz76&utm_content=637khoc

Tags

Belém Cheiro e sabores Coronavírus cultura

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder