SAÚDE

Informatização da rede municipal de saúde agiliza atendimentos

À medida que o processo de informatização da rede municipal de saúde avança, os resultados para o município e a população se tornam mais significativos. Os usuários ganham um sistema mais ágil, integrado e resolutivo e a gestão pública consegue aperfeiçoar o uso dos recursos, alocando-os em áreas que são realmente essenciais.

Nos últimos sete anos, a rede de saúde de Belém saiu de 200 computadores para mais de duas mil máquinas em funcionamento em unidades básicas de saúde, hospitais, casas especializadas, unidades de pronto atendimento, setor administrativo e demais serviços vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Com esse aumento, a conectividade chegou em 100% da rede urgência e emergência e em 40% da atenção básica. “Todas as nossas unidades de saúde têm computadores, mas em algumas, por estarem um pouco mais distantes das antenas, o sinal de internet é instável e ainda não é possível concluir este serviço. Mas é um desafio promover a informatização da saúde pública na Amazônia e isso estamos passo a passo avançando”, diz Marcos Vinícius Lima, chefe de suporte técnico do Núcleo de Assessoria em Tecnologia da Informação.

Com as novas tecnologias, as unidades de saúde da capital vão inserindo sistemas em suas rotinas que agregam melhorias na produção. Entre os sistemas já implantados, o Hórus se destaca com a qualificação da assistência farmacêutica. A dispensação de medicamentos e material técnico é feita somente através dele e isso contribui para que o município gerencie melhor o seu estoque e previna perdas e danos, por exemplo. Também há o prontuário eletrônico, que registra todas as informações do usuário que busca as unidades de saúde.

Outro sistema também importante é o e-SUS, que faz o controle da produção dos serviços da atenção básica, incluindo o estoque de vacinas e doses aplicadas, contribuindo para o abastecimento regular das salas de vacina. “Ambos sistemas são do Ministério da Saúde e favorecem o abastecimento padrão, que é feito mensalmente de acordo com o perfil de consumo de cada unidade. Porém, se há alguma demanda excessiva e a unidade precise repor o estoque antes do novo abastecimento, conseguimos, através dos sistemas, comprovar essa necessidade”, explica Marcos Vinicius.
 
Na rede de urgência e emergência, o sistema utilizado é o da Rede Bem Estar, produzido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) em parceria com a Sesma. Por meio deste sistema, está sendo possível acompanhar em tempo real a procura pelos serviços de urgência e emergência na capital paraense, sendo fundamental neste período de pandemia para a tomada de decisões da gestão pública. Parte dos dados deste sistema está disponível no Painel da Covid-19, no site da Prefeitura de Belém. 

Esse processo de informatização tem gerado economia para o município. Na realização de exames por imagem, somente em 2019, foram economizados mais de R$1,5 milhão em películas que não precisaram mais ser adquiridas. Isto é, usuários que necessitam fazer mamografia, raio-x, tomografia e ultrassonografia dentro dos hospitais, UPAs e/ou Casa da Mulher, tem seus resultados enviados direto para o computador do médico, agilizando o atendimento para o caso diagnosticado, sem precisar aguardar a impressão das imagens.

Na regulação, com ampliação do número de computadores e a qualificação da conectividade, foi possível implantar o Sistema de Regulação (Sisreg), que tem contribuído para um melhor gerenciamento de leitos e consultas especializadas no município. Já no Serviço de Atendimento Móvel (SAMU – 192), a modernização foi feita em equipamentos de gravação e sistema de rádio e uma nova central telefônica.
 

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder

      15 Minutes Ago

      Antonio Jefferson Cole

      Você acredita que o Herpes tem uma cura permanente? Meu nome é Antonio Jefferson Cole, estou em Salt Lake City, Utah. Gastou muito dinheiro semanalmente na compra do popular Valtrex e, às vezes, do Aciclovir, para suprimir meus surtos de herpes, conforme prescrito para mim no hospital. Quem tem herpes pode atestar isso, com todas as dores e sintomas embaraçosos. Infelizmente, descobri que esses produtos recomendados pelo hospital freqüentemente não são eficazes para cuidar do problema, mas fazem com que você gaste todo o seu dinheiro. O remédio herbal da DR.WATER chegará à raiz da causa e curará você completamente, em vez de suprimir os surtos com medicação. E você será mais feliz, saudável e livre de surtos. Ele também tem remédios à base de plantas que podem curar o HIV, HPV, hepatite e assim por diante. Ele é o maior de todos os curandeiros de ervas. Seu email é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número do Whatsapp: +2349050205019. Você pode contatá-lo e obter uma cura permanente para o câncer de herpes genital e oral, HIV AIDS ou pulmão ou doença de Alzheimer...


      • in this conversation
          Media preview placeholder