ACOLHIMENTO

Funpapa reforça atendimento especializado nos serviços à população de rua

Para aprimorar o atendimento à população de rua, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), realizou grandes investimentos no serviço voltado às pessoas mais vulneráveis. Em 2013, foi implantado primeiro Centro de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) que fica localizado em São Brás. Em 2014, Belém foi beneficiada com mais um centro, localizado em Icoarací.

Entre os investimentos está a implantação de mais uma Casa Abrigo para Moradores Adulto de Rua (Camar), que foi entregue em 2015. Nos últimos anos, essa população ganhou mais visibilidade e conquistou diversos avanços. Em oito anos de gestão, foram realizados 5.398 atendimentos nos dois centros pops. Nas duas casas de acolhimento foram 1.214 pessoas em situação de rua acolhidas.

Acolhida - Eunice Rodrigues, de 56 anos, está entre as pessoas que hoje se encontra acolhida na Camar com os serviços ofertados pela assistência.  “Aqui no abrigo eles cuidam da gente com amor. Depois que passei a morar no espaço, tive alguns avanços, recuperei os movimentos das minhas pernas, graças ao tratamento que estou recebendo. Consegui meu RG, Cpf, Título de Eleitor, CTPS, e o Bolsa Família”, contou Eunice.  “Sou muito feliz onde estou, recebo alimentação, material de higiene, peças intimas e atenção da equipe. Não sabia que existia este abrigo para moradores de rua. Só tenho a agradecer”, completou.

Para a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, a implantação de novos serviços reforçou o atendimento especializado para um público que vive à margem da sociedade. “Uma das melhores coisas é enxergar que nesses oito anos o serviço tem colecionado importantes conquistas que refletem no melhor atendimento e acolhimento ao público do Centro Pop e das casas abrigos de acolhimento”, pontuou a gestora.

Além dos novos espaços de referência, a Funpapa se engajou em um programa de Políticas Sobre Drogas integrado e inédito na capital paraense. O Pacto do Acolhimento Belém pela Vida tem um núcleo técnico específico de análise e articulação com a rede intersetorial.

Destaque - O Centro Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, foi reconhecido como destaque nacional ao receber o Prêmio Boas Práticas de Gestão do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, o Congemas 2014.

O prêmio foi entregue no dia 28 de abril, durante o XVI Encontro Nacional do Congemas, em Cuiabá, Mato Grosso. Belém foi destaque entre as metrópoles Curitiba, Maceió e Rio de Janeiro, que também concorriam ao prêmio.  

A Prefeitura de Belém criou o plano de Atendimento Emergencial para assistir às pessoas em situação de rua que apresentam sintomas do novo Coronavírus. O ginásio Altino Pimenta abrigou pessoas com sintomas leves da doença, e as assintomáticas estão sendo acolhidas no Centro Pop.

Tags

funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder