INTEGRAÇÃO

Verão 2020: Operação Orla Segura chega ao fim em Icoaraci

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, finalizou na sexta-feira, 31, a operação Orla Segura, que teve o objetivo de informar, orientar e garantir o cumprimento das medidas sanitárias contra a proliferação da dovid-19 no distrito.

A operação, que ocorreu nos finais de semana do mês de julho e foi articulada pela agência distrital de Icoaraci, contou com a participação de Guarda Municipal e Belém, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, da Ordem Pública Municipal, da Secretaria Municipal de Economia e do 10° Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará.

“Estamos no último final de semana do mês de julho e, durante esse período, a Prefeitura de Belém, através da Adic, articulou e realizou a operação Orla Segura, que contou com uma força tarefa dos nossos órgãos de segurança, e teve como objetivo, além da segurança da população, a conscientização e o trabalho de fiscalização do cumprimento aos protocolos de saúde exigidos em decreto para prevenção a covid-19", explicou o agente distrital de Icoaraci, Fábio Lúcio Costa.

“De forma geral, mesmo com muito trabalho e flagrantes de descumprimentos, tudo transcorreu dentro da normalidade. Nossos agradecimentos à Ordem Pública, à Guarda Municipal, à Semob, à Secon e ao apoio da Policia Militar, através do 10° Batalhão”, acrescentou o titular da Adic.

Restaurantes, quiosques e a população que frequenta a orla de Icoaraci foram devidamente orientados sobre o uso de máscaras e o cumprimento das medidas de saúde.

Usar máscara ainda é um meio seguro de evitar a contaminação. E a funcionária pública Marcia Cavalcante, de 31 anos, não se descuida e pede que todos usem máscara e façam a higiene pessoal antes de entrar em casa: "Eu perdi vários amigos e vizinhos para a covid-19. Meu vizinho seguiu todas as regras de orientação durante o isolamento, mas infelizmente não dependia só dele, mais de toda família. Mas nem todos têm a mesma consciência. Um dos filhos dele trouxe o vírus para dentro de casa e quando viram já era tarde para o pai. Foi tudo muito rápido e infelizmente perdemos o nosso vizinho. Por isso eu sempre peço a todos que continuem usando máscaras e obedecendo o decreto municipal. A prefeitura está de parabéns por essa operação".

Trabalhando em um quiosque vendendo tapioca há 20 anos, Dilermando Costa Dias, de 40 anos, agradeceu as ações que a Prefeitura promoveu no mês de julho, pois ele sozinho não estava dando conta de orientar os clientes que ainda resistem às normas do decreto. "O apoio da Prefeitura foi muito importante, pois alguns clientes trazem até cadeira de casa para se sentar e fazer sua alimentação aqui. Eu explico que precisamos cumprir o decreto, mas as vezes fica difícil fazer isso sozinho", explicou Dilermando.

"Trabalhamos com um efetivo de 20 guardas, entre viaturas e motos, e graças a Deus foi tudo dentro da normalidade durante todo esse período da operação. Só nesta sexta-feira, 183 pessoas foram orientandas e dentre elas três foram multadas, quatro bares foram fechados pelo descumprimento de horário. Todos foram informados sobre o uso de máscara e manter o distanciamento das cadeiras. Cem máscaras foram distribuídas no término da operação", disse o guarda municipal Viana.

Tags

adic Covid-19

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder