ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Prefeitura de Belém realiza nova etapa de entrega de kits de merenda escolar

Com o retorno das teleaulas da rede municipal de ensino por meio do programa Educa Belém, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), inicia mais uma etapa de distribuição de kits merenda escolar nesta quarta-feira, 5, para escolas do distrito de Outeiro e Ilha de Cotijuba. Esta é a quarta distribuição durante a pandemia da covid-19, e segue até o dia 20 para as demais unidades escolares. Serão distribuídos aproximadamente 6 mil kits por dia, nas diversas localidades do município.

Com esta iniciativa, mais de 74 mil alunos das 203 escolas da rede municipal serão beneficiados com uma alimentação saudável, até o retorno das aulas presenciais previstas para setembro. As aulas foram suspensas em março pelo decreto municipal para combater a proliferação do novo coronavírus.

“Sabemos da importância que é para esses alunos, que estão em casa, terem uma boa alimentação para melhorar a qualidade de vida e saúde diante desta pandemia”, declara Socorro Aquino, titular da Secretaria Municipal de Educação. A secretária reforça que todos os alunos receberão os kits, portanto, os pais devem seguir o planejamento de distribuição, de acordo com a escola do filho.

“Nossos alunos precisam estar bem alimentados para o retorno das aulas. Temos mais um mês em casa e este kit merenda escolar vai ajudar para que eles estejam saudáveis para retornar às aulas. Os pais devem ir buscar o kit do seu filho”, completou Socorro Aquino.

Entrega - Os responsáveis dos alunos devem ficar atentos ao dia de entrega dos kits pelas redes sociais da prefeitura e avisos afixados nas escolas e grupos de WhatsApp das turmas. Para receber a merenda escolar é preciso apresentar um documento que comprove o vínculo com aluno. Cada família terá direito a um kit por criança matriculada na rede municipal.

Os kits são compostos por itens básicos como peito de frango sem osso; leite em pó; feijão; biscoito; arroz; açúcar; farinha de mandioca; óleo de soja e fubá de milho. A novidade nesta remessa é que serão entregues itens da agricultura familiar para aproximadamente 9 mil crianças matriculadas em Unidades de Educação Infantil, compostos por batata doce ou macaxeira, banana, laranja e farinha de tapioca.

Além do kit merenda escolar, os responsáveis receberão kits pedagógicos com atividades remotas para os estudantes. Durante a distribuição, os pais devem seguir as orientações para evitar aglomeração, bem como obedecer ao horário estipulado para a entrega, estar usando máscara e manter o distanciamento de um metro por pessoa. O responsável que perder o dia da entrega deve procurar a direção ou coordenação da escola para receber o kit.

Famílias – Muitas famílias foram afetadas pela pandemia e a merenda escolar reforçou a alimentação em casa. “O kit é muito importante para a minha família, creio que para as outras famílias também. A distribuição foi bem organizada e somou com o pouco que tínhamos em casa. Foi maravilhoso, ficamos mais seguros. Agora, estamos na expectativa, porque precisamos, e sei que Deus providencia através de vocês, os kits”, afirmou a dona de casa, Narija Núbia Pompeu, mãe da Avitória, sete anos, aluna do na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Demo, em Outeiro. 

Leiliane Pacheco, mãe dos gêmeos Sofia e Gabriel Pacheco, alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Parque Amazônia, conta que ela e o marido, antes da pandemia tinham uma renda estável no ramo de decoração de festa, e em virtude da doença, as encomendas foram canceladas. “Tínhamos um renda estável que dava para nos manter. Mas, da noite para o dia os serviços foram cancelados, e a merenda ajudou muito a gente a se manter. Assim como muitos, ficamos desesperados com quatro crianças para sustentar, tenho certeza que assim como me ajudou, o kit ainda vai ajudar muitas famílias. Fico feliz em poder contar com esta nova entrega”.

Balanço – Desde a suspensão das aulas no mês de março, determinadas pelo decreto municipal nº 95.955, a Prefeitura de Belém já entregou mais de 200 mil kits entre as escolas da capital, distritos e ilhas. A primeira entrega foi realizada a partir dos alimentos que já tinham sido entregues na escola. Num segundo, momento, a Prefeitura começou a distribuir o kit merenda específica para o contexto da pandemia, sendo realizadas duas entregas.

Com um investimento de R$ 3.367.500,00 neste terceiro lote, a iniciativa atende a recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no que compete à qualidade nutricional e sanitária, com a inclusão de gêneros in natura, incentivando hábitos alimentares saudáveis, respeitando a cultura local, além de fomentar a produção local da agricultura familiar, propiciando uma fonte de renda neste momento de pandemia.

Confira a lista das escolas que receberão os kits de merenda nesta quarta-feira, 5:

- EMEIF Eidorfe Moreira - Escola Bosque

- Flexeira (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Seringal (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Faveira (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Jutuba (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Jamaci (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- EMEI Cotijuba

- EM Prof. Helder Fialho Dias

- EM Prof. Pedro Demo

- Centro Comunitário do Tucumaeira - (anexo da EM Prof. Helder Fialho Dias)

- Fidélis - (anexo da EM Prof. Helder Fialho Dias)

- EM Casa Escola da Pesca

-EM Monsenhor José Maria Azevedo

- EMEI Círia Tulosa

- UEI Luizmarina Muniz

- UEI Itaiteau (Outeiro)

- Associação dos Moradores Alameda das Palmeiras
 

 

Tags

Coronavírus MERENDA ESCOLAR semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder

      15 Minutes Ago

      Ana Reis

      Cadê o responsável,porque só os adultos e os adolescentes irão receber o kit de merenda escolar na escola Maria Luiza Pinto Amaral no bairro da sacramenta e as crianças pequenas não,pois só colocarão o aviso que o turno da tarde e da noite irão receber no dia 11 e 12/08,cadê o do turno da manhã isso é um absurdo.


      • in this conversation
          Media preview placeholder