SAÚDE

UPAs garantem 100% de cobertura pré-hospitalar em Belém

Com os investimentos da Prefeitura de Belém na pasta da saúde em mais de sete anos de gestão, a cidade ganhou quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros da Sacramenta, Terra Firme, Marambaia e Jurunas, que se somaram à UPA do Distrito de Icoaraci. Com as cinco unidades, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) passou a garantir 100% de cobertura pré-hospitalar em Belém, o que representa um aumento de 500% nos procedimentos de urgência e emergência.

A instalação das novas UPAs também foi responsável pela geração de aproximadamente 1.000 empregos na cidade. As unidades garantem aos usuários equipamentos e serviços de qualidade e atendimentos mais humanizados. “Todas as UPAs são portas abertas e dentro do padrão do Ministério da Saúde, com serviços de urgência e emergência 24h, mediante apresentação de documento de identificação, seguindo a classificação de risco e priorizando os casos mais graves”, destaca a diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Claudia Matos.

As UPAs contam com equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, dentre outros profissionais, e garantem atendimentos de clínica geral, traumatologia, enfermagem, odontologia e exames de radiologia e eletrocardiografia.

As cinco UPAs têm 109 leitos e cada uma tem capacidade para atender 350 pacientes por dia. “A gestão do prefeito Zenaldo Coutinho ampliou a rede de urgência e emergência pré-hospitalar da capital paraense de 20% para 100%, tratando a saúde como prioridade. Um avanço para o município, com atendimentos humanizados e serviços de qualidade, garantindo sempre o bem-estar da população”, ressaltou o secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim.

As UPAs atendem casos de média complexidade, como alteração de pressão arterial, febre alta, traumas, dores intensas, hiperglicemia, falta de ar intensa, alterações do nível de consciência, dores no peito, sangramentos, cortes e mordedura de animais.

Confira os endereços das unidades:

- UPA Icoaraci: rua Paraíso, Parque Guajará.
- UPA Sacramenta: avenida Doutor Freitas, 860, Sacramenta.
- UPA Terra Firme: avenida Perimetral, Terra Firme.
- UPA Marambaia: rua Maravalho Belo, s/n, Marambaia.
- UPA Jurunas: passagem Esperança, 63, Jurunas.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder