SANEAMENTO

São quase 40 quilômetros de pavimentação e mais de 100 mil toneladas de asfalto novo na cidade

De janeiro a julho de 2020 a Prefeitura Municipal de Belém não apenas avançou com os programas de drenagem e de pavimentação na capital paraense e distritos com o trabalho em 84 vias, mas, também, leva mais mobilidade e maior dinâmica na vida dos moradores. São obras de pavimentação, recuperação de meio fio, sarjeta e sinalização executadas por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

Em 216 dias do atual exercício, o total de obras oficializadas pelas ordens de serviço representa, na prática, quase 38 quilômetros (37.763) em serviços de asfaltamento e drenagem. De 2019 até 6 de agosto deste ano, o Departamento de Obras Viárias (Deov) da Sesan já utilizou 111 mil toneladas de revestimento asfáltico em quase 190 intervenções de engenharia sanitária, sendo cerca de 100 somente no passado.

“Sabemos da importância de se oferecer mobilidade à população, de proporcionarmos qualidade de vida às famílias por meio de vias drenadas e asfaltadas. Somente neste ano, já chegamos a 84 vias na capital, com quase 40 quilômetros de asfalto e mais de 100 mil toneladas de revestimento asfáltico”, afirma Claudio Mercês, titular da Secretaria de Saneamento de Belém.

As ações recentes de saneamento da prefeitura já percorreram trechos como o da travessa 3 de Maio, no bairro Fátima. Lá, o trabalho de pavimentação iniciado nesta semana, corresponde a 510 metros. No centro histórico, a pavimentação e sinalização de oito vias, dentre elas as ruas Padre Champagnat, João Diogo e 16 de Novembro, já garantiu 2,3 quilômetros aos moradores da Cidade Velha e ao trânsito daquela área.

As máquinas da Sesan estão em atividade em bairros como São Brás, Coqueiro, Guamá, Tapanã, Cremação e Parque Verde, áreas periféricas e centro de Belém. Indo sentido à avenida Augusto Montenegro, o bairro Benguí também recebe ações de drenagem em importantes vias como as movimentadas ruas Ajax de Oliveira e Betânia, em intervenções iniciadas em junho passado. Ainda no mês de junho, os 540 metros da passagem Mucajá, na Sacramenta, receberam pavimentação e sinalização.

No início de julho foi a vez do início dos serviços de recuperação asfáltica da rua principal do conjunto Panorama XXI, no bairro Mangueirão. Lá, a via foi submetida a intenso trabalho de recapeamento e recuperação de linhas d’água, no trecho entre Augusto Montenegro e rua do Tubo. Valdir Leal acompanhou a visita e conversou com o gestor municipal sobre os benefícios que a obra vai proporcionar aos moradores. “Esse serviço já era um desejo da nossa comunidade. Essa rua é muito utilizada para chegar até o bairro da Cabanagem. Com o asfalto novo, vai desafogar o trânsito", comemorou o morador. 

Na integração dos bairros do Marco, Guamá e São Brás, a administração municipal beneficiou os 800 metros da travessa Guerra Passos, localizada no bairro Canudos, que ganhou ainda a pavimentação e sinalização dos quase 400 metros da rua Juvenal Cordeiro, entre Gentil Bittencourt e Cipriano Santos. Próximo de lá, os moradores da passagem Gracinha, na Terra Firme, começaram a ser beneficiados com uma série de ações dentre elas drenagem pluvial e estruturação de rede auxiliar. Cícero Filho, 61, mora na rua da Olaria . Ele é dono de um comércio de vendas de bebidas localizado na entrada da passagem Gracinha. “Esperávamos há anos. O trabalho de pavimentação vai nos ajudar a sair e chegar em casa com mais qualidade. Se a água cair, temos a certeza que terá vazão”, destacou o comerciante.

No conjunto Verdejante, em Águas Lindas, no final do mês de julho, a Prefeitura de Belém após a assinatura de três ordens de serviço, iniciou o trabalho de pavimentação e sinalização de 480 metros referentes às ruas das Quadras 2, 3 e 16.

Corredores vitais à dinâmica relacionada ao transporte público, as avenidas Conselheiro Furtado e Governador José Malcher também apresentam frentes de engenharia sanitária. Somados, os serviços de revitalização asfáltica chegam perto de 6,7 quilômetros de pavimento com nossa capa de asfalto. Morador há décadas da José Malcher, Tércio Aires, 61, acompanhava o trabalho de recomposição asfáltica na porta de casa. “É uma via importante e o asfalto novo sempre ajuda no trânsito, no escoamento, sobretudo durante a semana em que fica intenso”, avaliou o analista de Informática e comerciante.     

Histórico – Na João Alfredo, principal rua do centro comercial, a Secretaria de Saneamento completou 15 dias com a obra prevista para ser entregue em dezembro deste ano. É um serviço de drenagem profunda e calçamento superficial que vai da Castilhos França até à altura da travessa Frutuoso Guimarães. No contexto da obra, estão sendo realizadas atividades arqueológicas sob a responsabilidade de uma empresa especializada, a fim de preservar o patrimônio histórico já tombado e sob o acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local já foram resgatadas peças e fragmentos em cerâmica e metal relacionado à estrutura dos trilhos do bondinho que circulava na região no início do século XIX. Ruy Ribeiro, 45, é comerciante e acredita no ganho para lojistas e trabalhadores informais que atuam na rua João Alfredo e às proximidades. “Acredito que a rua vai ficar em boas condições e possibilitar melhor acesso ao público”, conta o vendedor de capas para celular. 

Distritos – Em Mosqueiro, os benefícios aos moradores da ilha chegaram com as pavimentações das ruas comandante Alfredo Solano, Siqueira Mendes, na ponte da Variante, e nas extensões do asfalto nas praias do Chapéu Virado e Farol. A autônoma Luciana Palheta estava emocionada com a entrega da nova estrutura, que agora leva o nome da sua avó. "Minha avó sempre lutou para a melhoria da nossa ilha. A ponte é um local essencial para o distrito e com a entrega, o nosso acesso ficará melhor", disse. Os trabalhos também passam pelos conjuntos Amazonex e Central Park, em Icoaraci.
 

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder