CÍRIO

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré não sairá às ruas de Belém em 2020

A programação atípica foi confirmada pela diretoria da festa

A coletiva estava marcada para às 20h e teve início exatamente às 20h05, quase em pontualidade britânica. Direto da Basílica Santuário, casa da padroeira dos paraenses, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, tomou a palavra para anunciar que o Círio 2020 não será cancelado, mas irá acontecer com uma série de adaptações. A imagem peregrina de Nossa Senhora não sairá às ruas da capital paraense.

"Seria muito difícil encontrar uma casa que fosse sem um cartaz de Nossa Senhora de Nazaré. Tivemos que viver em igrejas domésticas, em um tempo de luzes. Tudo pela superação de um dos momentos mais difíceis de sofrimento", declarou Taveira lembrando de como os católicos se comportaram nos últimos meses.

O arcebispo lembrou lamentou ainda as vidas paraenses perdidas durante a pandemia da covid-19. "Para nós o Círio deve acontecer ainda que tenhamos muitas adaptações a fazer. A diretoria se debruçou com seriedade para seguirmos as medidas preventivas necessárias para que nossa grande festa ocorra sem risco aos fiéis. Os eventos serão simplificados. As pessoas poderão pagar suas promessas durante a quadra nazarena", completou.

"Somos capazes de abraçar as cruzes e limitações. Não cancelamos mas optamos por realizar um Círio da forma que for possível. Não poderemos fazer tudo que queríamos. Não podemos ter as pessoas nas ruas da forma como estamos acostumados", disse.

Em seguida, o canal oficial do Círio foi inaugurado como uma iniciativa de conectar os devotos por meio das redes sociais. " Um canal no Youtube voltado para o Círio faz com o mundo esteja aqui e nós estejamos nos lares espalhados pelo mundo. Para nós que cremos devemos fazer com que seja um tempo de graça. O Círio 228 será bem diferente do que aqueles que nossos antepassados acompanharam", apontou o padre Luiz Carlos, coordenador da TV Círio.

"Em 1835, por causa dos eventos da Cabanagem, não houve saída da imagem peregrina às ruas, portanto, o que ocorrerá esse ano não é novidade", lembrou o padre em um misto de lamento e esperança.

A programação do Círio 2020 ficou disposta da seguinte forma:

Dia 09/10/2020 - Sexta-feira:

18h - Missa na Basílica-Santuário,
celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa.
19h - Apresentação do Manto de
Nossa Senhora de Nazaré 2020.
19h30 - Live Musical - Grupo Ama, na Basílica-Santuário.

Dia 10/10/2020 - Sábado:

09h30 - Pregação na Basílica-Santuário, pelo Padre Jogo Paulo Danças.
11h30 - Descida da Imagem Original.
17h - Missa na Capela do Colégio Gentil Bittencourt.
18h - Exibição do documentário "Plácido".
18h30 - Exibição de documentário com grandes momentos da Trasladação.
19h - Live Musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda.
20h30 - Queima de fogos (balsa no Rio Guamá).
Catedral da Sé
20h45 - Bênção do Cónego Roberto Cavalli.

Dia 11/10/2020 - Domingo:

07h - Missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa.
08h - Início da programação televisiva (documentários, entrevistas,
grandes momentos do Círio, Círios antigos, testemunhos de Fé e conversão, sobrevoo da Imagem Peregrina sobre hospitais da cidade, etc.).
IOh - Terão Mariano, com Dom Alberto Taveira Corrêa.
IOh30 - Sequência da programação televisiva.
11h30 - Missa de Encerramento do Círio 2020, celebrada por Dom Antonio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.
12h30 - Encerramento da programação. 

Tags

Círio 2020 Círio de Nazaré

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder