SINALIZAÇÃO

SeMOB inicia implantação de faixa exclusiva para pedestres no Conjunto Médice

Quem mora às proximidades da avenida Santarém, no conjunto Médice, bairro da Marambaia, percebeu novidades na sinalização de trânsito da via. No entorno do canteiro central, uma faixa voltada exclusivamente aos pedestres está sendo implantada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). 

A novidade consiste em uma demarcação horizontal dos bordos nas cores branca e verde e de placas que regulamentam o espaço, como as de proibição de circulação de veículos automotores e de bicicletas, parada e estacionamento e a que regulamenta área de circulação de pedestre.

De acordo com o diretor geral da SeMOB, Carlos Valente, o projeto já existe em outras capitais brasileiras, como São Paulo, e traz uma inovação na área de mobilidade urbana em Belém, haja vista que a avenida Santarém será a primeira via a ter uma área específica para a circulação de pedestres que não as calçadas.  “Com essa novidade, a Prefeitura de Belém, dá cumprimento ao preconizado na Lei Nacional da Mobilidade Urbana, em garantir a segurança aos mais vulneráveis no trânsito, especialmente o pedestre”, afirma o diretor 

 “Em observação in loco, foi detectado que, por falta de espaço, os pedestres que circulam na avenida Santarém, sejam para suas caminhadas habituais de atividades físicas ou seus deslocamentos para compromissos diversos, o fazem próximo aos canteiro divisor da pista, estando assim disputando espaço com os veículos automotores e bicicletas”. Completou.  

O serviço, por enquanto, está em fase de conclusão. O projeto prevê, ainda, a sinalização da rua Santarém em toda sua extensão, desde a rua da Marinha até a rua da Mata, com a pintura dos eixos e bordos e das vias transversais com as faixas de aproximação e a regulamentação de parada obrigatória. Veículos que forem flagrados desrespeitando a sinalização receberão autuações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Revitalização – Outro conjunto que a sinalização de trânsito está revitalizando é o Euclides Figueiredo, também localizado na Marambaia. O local está recebendo sinalização horizontal e vertical. O serviço já contemplou diversas vias do conjunto e deve ser concluído em breve, inclusive com a implantação de faixas para travessia de pedestres.

A rua da Marinha também deverá receber nova sinalização e lombadas de redução de velocidade. O projeto já foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para execução.

Tags

semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder