CAPACITAÇÃO

Profissionais envolvidos em obra de restauro do Palacete Bolonha recebem treinamento

Nesta sexta-feira,7, mais de 20 profissionais que trabalham na obra de restauro do Palacete Bolonha participaram de treinamento teórico e prático em segurança do trabalho. A capacitação foi promovida pela  empresa MultiSul Engenharia, responsável pela obra de restauro do prédio histórico, por meio da H7 Consultoria, Treinamento e Segurança do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). 

A capacitação reuniu arquitetos, engenheiros civis, encarregados de obras, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho. “Estamos fazendo o treinamento para que todos envolvidos nessa obra estejam qualificados para desenvolver este trabalho com segurança. Aqui está a história do paraense, o palacete é rico em detalhes, todo o material foi exportado da Europa,então temos que ter todo o cuidado para restaurar e manter viva a história do paraense”, comentou o engenheiro civil, Charles Aragão.  

O treinamento de máquinas e equipamentos foi ministrado pelo engenheiro mecânico André Malcher, e incluiu desde operação de elevador de carga, minigrua, veloz, até equipamentos portáteis elétricos, como serra mármore, serra circular, furadeira e martelete. No período da tarde, o técnico em segurança do trabalho, Nonato Brasil, ministrou o treinamento em altura, conforme determina a Norma de Reguladora 35, que estabelece requisitos de proteção para o trabalho em altura. “O uso dos EPIs vai preservar a vida da pessoa que está em uma atividade de risco. Ensinei dez tipos de nós entre ancoragem e de emenda de corda. Agora, eles vão se aprimorar no dia-a-dia”, disse. 

Já a parte em primeiros socorros foi ministrado pelo enfermeiro Edvando Gama. “Nessa profissão é muito importante zelar pela segurança dos profissionais com treinamentos contínuos para que o trabalhador possa prestar o primeiro socorro de qualidade e salvar essa vida”, relata.  

Participantes – Os trabalhadores da obra de restauro do Palacete Bolonha estão participando de várias capacitações e inicialmente um dos destaques foi conhecer a história do casarão. “É muito importante a gente se capacitar, pois trabalhamos numa obra de restauração diferente de outra obra da construção civil. Essa é minha primeira obra de restauro e pra mim é muito importante. Procurei ler sobre a história de Francisco Bolonha para conhecer um pouco mais da história do palacete”, contou a técnica em segurança do trabalho Ana Paula dos Santos.

O engenheiro civil, Alysson Valente dos Santos, fiscal da obra pela Seurb, também destacou a importância do treinamento. .“Foi muito bom o treinamento, pois mostra o quanto a empresa e a prefeitura se preocupam com a segurança e saúde dos profissionais que participam do trabalho em altura. Este tipo de treinamento é de total importância, não só pra quem executa os serviços, mas pra nós que fiscalizamos também. O Palacete possui altura superior a 20m, e isso mostra a preocupação da obra em seguir todas as normas de segurança”, disse.

Palacete – O Palacete Bolonha, construído em Belém na primeira década do século XX, durante o chamado “Ciclo da Borracha”, está passando por restauração completa desde o mês de março. O imóvel não recebia reforma desde 2004 e a atual restauração tem o prazo de um ano para ser concluída.

Tags

seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder